Uso medicinal de maconha e cocaína será liberado durante a Copa

Por Redação
2 Min
© REUTERS/Maxim Shemetov

A Rússia, por meio de seu Comitê Organizador da Copa, vai autorizar a entrada de torcedores que portarem substâncias psicotrópicas ao país. A medida atende condições definidas pela Comissão Econômica Euroasiática.

Continua depois da Promoção

Os atestados deverão estar tanto em inglês como em russo. Neles, devem conter sua prova de que o uso das substâncias é medicinal. Entre as permissões estão codeína, morfina, anfetaminas, maconha e até cocaína.

Apesar da liberação, está sendo questionada a autorização da cocaína. Ao UOL, o psiquiatra e doutor em psicologia pela PUC de Campinas afirmou que, segundo ele tenha conhecimento, "não existe uso medicinal de cocaína".

“O primeiro uso dela foi anestésico. Mas hoje não conheço um medicamento que usa cocaína em sua composição”, diz o psiquiatra. “A cetamina, por exemplo, é um anestésico de animais que hoje também é usado no tratamento da esquizofrenia. Mas isso é algo diferente.”

Continua depois da Promoção

A medida também tem causado polêmica na Rússia. O jornal Izvestia afirma que médicos estão se contrapondo a respeito da liberação.

O pesquisador da Academia Russa de Ciências Mikhail Paltsev, afirmou ser "perigoso deixar pessoas com essas drogas nos estádios".

"Elas podem ficar nervosas e tomar uma quantidade maior do medicamento que a necessária, como sedativo”.

Compartilhe Isso
- Advertisement -