Brasileira pode ser extraditada para ser condenada à morte nos EUA

Por Redação
2 Min

brasileira
Uma brasileira suspeita de matar o marido, o ex-piloto da Aeronáutica norte-americano Karl Hoerig, está prestes a ser extraditada para ser condenada à morte ou à prisão perpétua nos Estados Unidos. De acordo com o site Consultor Jurídico, a decisão sobre a extradição da contadora Claudia Sobral está nas mãos do Supremo Tribunal Federal (STF).

Continua depois da Promoção

Claudia Sobral está presa em Brasília desde abril deste ano, à disposição do governo americano. Segundo a publicação, este pode ser o primeiro caso de extradição de brasileiro nato desde a Proclamação da República, em 1889. Os governos brasileiro e americano entendem que Claudia não é mais brasileira, embora tenha votado nas eleições de 2010 e de 2014.

Ela nasceu no Rio de Janeiro em 1964. Mas se naturalizou americana em 1999. Isso, de acordo com o Ministério da Justiça, significou que ela abriu mão da naturalidade brasileira. Na última quinta-feira (7), os atuais advogados de Claudia enviaram uma petição ao ministro do STF, Luís Roberto Barroso, para que a extradição seja arquivada. Segundo eles, porque brasileiros natos não podem perder a nacionalidade brasileira, a não ser se fizerem pedido expresso à autoridade consular brasileira. Depois porque o Supremo usurpou a competência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) para julgar o caso.

O Supremo ainda não se pronunciou sobre o assunto. A defesa também reclama de não poder recorrer da decisão da 1ª Turma: três meses depois do julgamento, o acórdão ainda não foi publicado, o que impossibilita qualquer recurso. O americano Karl Hoerig foi morto a tiros em março de 2007.

Continua depois da Promoção
Compartilhe Isso
- Advertisement -