Cidades brasileiras aderem à Hora do Planeta; evento hoje sábado

Por Redação
3 Min

Iluminação de monumentos e prédios públicos será desativada às 20h30

Cidade do México foi uma das várias capitais pelo mundo a participar da Hora do Planeta em 2012
Cidade do México foi uma das várias capitais pelo mundo a participar da Hora do Planeta em 2012

Neste sábado, cidadãos do mundo inteiro estão convidados a apagar as luzes para refletir sobre o aquecimento global. A Hora do Planeta - uma iniciativa da World Wildlife Fund (WWF-Brasil) - ocorre pelo quinto ano consecutivo e já conta com a adesão de quase uma centena de cidades no País, entre elas 22 capitais. Cidadãos, empresas e governos de todo o mundo são estimulados a apagar as luzes por uma hora, como ato simbólico contra as mudanças climáticas.

Continua depois da Promoção

 

Desde 2009, um número crescente de cidades, empresas e pessoas no Brasil aderiu ao movimento, apagando as luzes de seus monumentos, escritórios ou casas e organizando atividades especiais para mostrar apoio na batalha contra as mudanças climáticas. Em 2012, mais de 130 municípios brasileiros aderiram oficialmente ao evento. Neste ano, segundo a WWF, o total chega a pelo menos 97 cidades.

 

Monumentos como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, a Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, e a Ponte Estaiada, em São Paulo, terão as luzes desligadas durante 60 minutos.

Continua depois da Promoção

Pelo mundo, personalidades como o ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela e os astronautas então a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) manifestaram apoio à campanha em 2012.

Neste ano, o evento também convida empresas, governos e sociedade a uma reflexão: "O que você faria para salvar o planeta?".  A Telefônica Vivo participa mais uma vez da ação e calcula que economizará 13.542,86 kWh - o equivalente ao consumo mensal de 71 casas populares. A empresa irá desligar ou reduzir as luzes de 22 prédios administrativos e de suas lojas próprias, entre 20h30 e 21h30, no dia 23 de março.

 

Confira a lista de capitais participantes:

Hora do Planeta 2013: capitais brasileiras
CidadeEstado
AracajuSE
Belo HorizonteMG
BrasíliaDF
Boa VistaRR
Campo GrandeMS
CuiabáMT
CuritibaPR
FlorianópolisSC
FortalezaCE
GoiâniaGO
João PessoaPB
ManausAM
NatalRN
PalmasTO
Porto AlegreRS
Porto VelhoRO
RecifePE
Rio BrancoAC
Rio de JaneiroRJ
SalvadorBA
São PauloSP
VitóriaES
Compartilhe Isso
- Advertisement -