Bolsonaro viaja aos EUA onde participa da Assembleia Geral da ONU

Por Redação
2 Min

Foto: José Cruz/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro viaja nesta segunda-feira (23) para Nova York, nos Estados Unidos, onde participará na 74ª Assembleia Geral das Nações Unidas. Esta é a primeira vez que Bolsonaro participará do evento, que reúne anualmente a maior parte dos chefes de Estado do mundo.

Continua depois da Promoção

A ida do presidente ao evento foi chegou a ser dúvida, depois que ele foi submetido a uma cirurgia para o tratamento das sequelas da facada que recebeu no ano passado. Entretanto, a equipe médica autorizou Bolsonaro a viajar, depois de exames realizados na última sexta-feira (20) .

Tradicionalmente, o presidente do Brasil faz o discurso de abertura na Assembleia da ONU. Bolsonaro já anunciou que o ponto principal do sua fala será mesmo a defesa das ações do governo na Amazônia, depois da repercussão negativa dos incêndios que vêm atingindo a região nas últimas semanas.

Entre outras coisas, Bolsonaro deve falar que as queimadas estão na média dos últimos 15 anos e defender a soberania do Brasil, e dos demais países amazônicos. Durante a live semanal da última quinta-feira (19), o presidente afirmou que “não vai brigar com ninguém” na assembleia e fará um discurso objetivo.

Continua depois da Promoção

Segundo Bolsonaro, há uma tentativa de desconstruir a imagem do Brasil no exterior, o que precisa ser enfrentado, pois pode prejudicar o agronegócio do país, caso essa crise possa gerar sanções comerciais ao país.

O presidente deverá ser acompanhado pelos ministros Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional) e Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo), da primeira-dama Michelle e do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). Deverão se juntar à comitiva, já nos EUA, os ministros Ernesto Araújo (Relações Exteriores), Ricardo Salles (Meio Ambiente) e Bento Albuquerque (Minas e Energia), que chegaram antes aos Estados Unidos.

Compartilhe Isso
- Advertisement -