Acompanhe as últimas notícias da Cidade de Candeias na Bahia com credibilidade na informação sobre política, esportes e ações policias da região.

Prefeito e secretária de saúde são denunciados ao MP por contratar falsos médicos

Pitágoras da Silva e Soraia Matos Cabral são casados; eles contrataram um estudante com CRM fraudado e uma mulher que se passava por médica com registro legítimo

Foto: divulgação

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) julgou procedente denúncia de vereadores de Candeias contra o prefeito Pitágoras da Silva e a secretária de saúde, Soraia Matos Cabral – sua esposa, por irregularidades na contratação de ‘falsos médicos’ em 2017.

Relator do processo, o conselheiro substituto Antônio Carlos da Silva impôs multa de R$ 6 mil ao prefeito e de R$ 2 mil à secretária e encaminhou a denúncia ao Ministério Público do Estado (MPE) ‘para instrução do inquérito em trâmite no órgão e a comunicação do fato ao Conselho Regional de Medicina da Bahia’.

A denúncia revelou que no início de 2017 uma pessoa identificada como Felipe Borges prestou serviços privativos de médico, em escala de plantão, no posto médico Luiz Viana Filho. Mas depois ele foi identificado como estudante de medicina da Universidade Federal da Bahia. O estudante estaria usando documento fraudado do CRM-BA, com a inscrição nº 023565.

‘Além disso, uma outra pessoa, do sexo feminino, que também desempenhou serviços privativos de médico no posto de saúde de Candeias, estaria se passando ilegalmente pela médica Adriana Maltez, CRM-BA nº 28915’, diz o conselheiro Antônio Carlos.

‘Embora os gestores aleguem desconhecimento a respeito dessas contratações, sob argumento de que foram realizadas diretamente pelo diretor do posto de saúde, Lourival Moniz de Jesus, não há como afastar a responsabilização da administração municipal no ocorrido’, afirma o conselheiro.

A própria defesa revelou que “um grupo de WhatsApp formado por médicos” teria sido o meio utilizado para a indicação dos supostos médicos, ‘evidenciando a ausência de cuidados mínimos na contratação desses profissionais como a verificação de documentação pessoal e informações junto ao Conselho de Medicina que pudessem atestá-los aptos a exercer o ofício’

Segundo a relatoria, os documentos apresentados na denúncia ‘evidenciam que a prefeitura, por intermédio da secretaria municipal de saúde, não respeitou, no momento da contratação, o disposto no artigo 37, II, da Constituição Federal, que determina, em regra, o ingresso no serviço público por meio de concurso público’.

O prefeito Pitágoras e a secretária Soraia Matos ainda podem recorrer da decisão.

Informações do Bahia.ba

  1. Vera Lucia Dos Santos
    Vera Lucia Dos Santos Diz

    Como pode uma coisa dessa, esse Pitágoras parecia acima de qulquer suspeita. É como diz o velho ditado quem vê cara não vê coração!

  2. Raay Conceição Bispo
    Raay Conceição Bispo Diz

    Oiiia ai

  3. Jorge Cleriston Guedes
    Jorge Cleriston Guedes Diz

    Pronto começou a perseguição

    1. Fatima Araujo
      Fatima Araujo Diz
    2. Jorlanei Rocha
      Jorlanei Rocha Diz

      Perseguição para de ser trouxa , contrata gente sem ser médico
      E nepotismo

  4. Jerfeson Santos De Jesus Santos
    Jerfeson Santos De Jesus Santos Diz

    Mim Poppe todia uma piconhia deixa o homem trabalhar rapaz

  5. Aline Rocha
    Aline Rocha Diz

    Fora os dois

  6. Jonh Jonh Santtos
    Jonh Jonh Santtos Diz

    Prefeito canalha, não faz nada na cidade agr ficar fraudando e roubando o povo isso ele sabe fzer, com esse cara na frente candeias está parando, não entende nada de administração de cidade ao contrário disso está destruindo a cidade, prefeito safado

  7. Aline Costa
    Aline Costa Diz

    Meu Deus

  8. Rosse Silva Vieira
    Rosse Silva Vieira Diz

    Um grande médico dessa cidade me falou q eu corria mas risco na emergência de Candeias do quer em minha casa sem ser medicada ,será q ele tava errado??

  9. Rose Mary
    Rose Mary Diz

    Não tem uma secretária nessa cidade que trabalha, todos os secretários só mamam, e não fazem nada, a propósito na cidade fantasma tem prefeito,?? Tem administração?? A cidade da “luz” no escuro, é uma piada essa cidade…

  10. Elyisa Machado
    Elyisa Machado Diz

    Eu fiz concurso, passei! COnheci pessoas maravilhosas mas a falta de respeito dos orgaos publicos com a população é tão grande que não suportei. Pefi para sair.Todos vivem a politica é inevitável, mas em Candeias as pessoas comem , dormem, respiram e vivem a politicagem. Algo sem igual. Enfim, a unica coisa que valeu em trabalhar no município é que conheci muita gente legal.Gracas a Deus.

  11. Raimunda Rodrigues
    Raimunda Rodrigues Diz

    Isso é Inadmissível

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.