Vem aí a 2ª edição da premiação “Medalha Tereza de Benguela” em homenagem a Mulher Negra

0

A Prefeitura de Candeias, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo-SECTUR, realizará na próxima quinta-feira (04/08), a 2ª edição do Julho das Pretas de Candeias com o tema: “Mulheres Negras no Poder de Decisão” e a entrega da medalha Tereza de Benguela. A honraria é um reconhecimento às mulheres negras candeense que atuam na luta pela garantia dos direitos sociais.

O evento é uma comemoração em alusão ao 25 de Julho – Dia internacional da Mulher Negra, Latino e Caribenha, e tem como objetivo enaltecer o fortalecimento de ações que buscam a valorização da mulher negra na sociedade. Tendo como referencia a líder quilombola, Tereza de Benguela.
A cerimônia será realizada às 14 horas, na Praça Dr. Gualberto Dantas Fontes.

Tereza de Benguela

O nome escolhido para a medalha é uma homenagem a líder quilombola que coordenou o maior quilombo do Mato Grosso, que resistiu às ações de bandeirantes de 1730 a 1795, quando o espaço foi atacado e destruído, a mando da capitania regional.
O quilombo do Quariterê abrigava mais de 100 pessoas, com destacada presença de negros e indígenas. Todos conviviam juntos sob a coordenação da Rainha Tereza, como ficou conhecida em alguns registros históricos.

O dia 25 de julho é instituído no Brasil pela Lei n° 12.987/2018, como o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, Latino Americana e Caribenha.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.