Rascunho automático

Mais de 700 mamografias foram realizadas no mês de março

Por Redação
2 Min

A Prefeitura de Candeias, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), em parceria com o Governo do Estado, dará prosseguimento a partir desta quinta-feira, 7 ao mutirão para rastreamento de câncer de mama. A ação vai acontecer no distrito da Caroba, próximo ao CRAS daquela localidade, no horário das 08 às 16h. Para ser atendida, as mulheres de 40 a 69 anos – faixa etária mais propensa ao aparecimento da doença -, devem levar documento de identidade, cartão do SUS e requisição médica.

O mutirão de mamografia na sede começou no dia 25/3 e até esta terça-feira, 6, já havia realizado mais de 700 mamografias; 280 atendimentos clínicos; 240 preventivos; 132 atendimentos odontológicos; 40 oftalmológico e 77 ECG.

Em 2020, segundo a Estimativa de Câncer no Brasil, realizada pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), mais de 60 mil mulheres foram diagnosticadas com câncer de mama, que é o segundo tipo mais comum de câncer entre as mulheres. O diagnóstico precoce do câncer de mama, obtido por meio da mamografia de rastreamento, aumenta as chances de cura e faz com que o tratamento seja menos agressivo.

Para o médico clinico, Sinval Júnior, o principal objetivo é conscientizar a população feminina sobre a prevenção a saúde e o diagnóstico precoce do câncer de mama. “É importante esse cuidado durante o ano todo e não somente no outubro rosa. Eu tenho pessoas na família com o problema de mama e por isso eu sempre falo as pacientes para se atentarem a isso”, aconselhou.

Os exames de mamografia também são realizados de segunda a sexta, na Clínica da Mulher, localizada no Centro da cidade.

TAGGED: ,
Compartilhe Isso
- Advertisement -