Rascunho automático

Prefeitura de Candeias realiza entrega de absorventes para alunas da rede municipal

Por Redação
3 Min

Candeias saiu na frente dos demais municípios da região metropolitana, realizando na terça-feira (29/3), a entrega de absorventes do Programa Deixa Fluir da Prefeitura por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social – SEDAS, para alunas em vulnerabilidade social. O ato aconteceu na Escola Municipal Professor Dásio, localizada no Bairro São Francisco.

Na oportunidade, o prefeito, Pitagoras Ibiapina, falou da importância do Programa que visa a erradicação da Pobreza Menstrual, “conversando com a secretária de Educação, e com gestores e professores, percebemos que em determinado período do mês, muitas meninas faltavam a aula, por não terem acesso a este item básico de cuidado para a mulher, daí partiu o interesse de realizar este projeto, que se tornou uma Lei Municipal”, disse Gestor.

A secretária do Social, Soraia Cabral, relatou que muitas assistentes sociais da pasta realizam acompanhamento com as famílias das estudantes da Rede. “Na SEDAS, atendemos diariamente famílias em vulnerabilidade, destas, muitas meninas estão incluídas na Rede Municipal de Ensino, este projeto visa garantir mensalmente a distribuição de dois pacotes para estas estudantes”.

A entrega contou com a parceria da Secretaria de Saúde – SESAU, que levou a Fisioterapeuta e palestrante, Adriana Azevedo para falar sobre a importância do cuidado íntimo, e da Secretaria da Educação – SEDUC, que realizou um levantamento de dados sobre adolescentes em estado menstrual na Rede Municipal de Ensino.

COMO FUNCIONA O PROGRAMA

O Programa Deixa Fluir, foi instituído pela Lei de N° 1.313/2021, tendo como objetivo a erradicação da pobreza menstrual no município, promovendo a saúde e a higiene das crianças e adolescentes que menstruam, por meio da criação de um programa de ações educativas, saúde, assistência social, conferências e campanhas de esclarecimento periódicas que facilitem o contato da população e dos profissionais desta área com o tema.

Com isto, a Prefeitura realizou um levantamento em todas as escolas municipais, das meninas com idade menstrual, estas, serão beneficiadas com dois pacotes de absorventes cada um contendo 8 unidades.

A entrega acontecerá mensalmente por meio SEDAS, através do cruzamento de dados do CadÚnico e dos benefícios sociais da pasta, com as famílias das estudantes.

Compartilhe Isso
- Advertisement -