Rascunho automático

Prefeitura de Candeias repassa auxílio de R$ 200 reais para autistas

Por Redação
3 Min

Pais e/ou responsáveis das pessoas com Transtorno do Espectro Autista – TEA de Candeias, assistidos pelo projeto “Querer Bem”, participaram na última sexta-feira (11), na Casa da Música, da entrega dos certificados com a 1ª parcela do auxílio, que foi paga no final de fevereiro. O benefício é repassado pela Prefeitura de Candeias, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social – Sedas.

Para ter direito ao benefício no valor de R$ 200,00 reais os responsáveis devem apresentar relatório médico da rede pública municipal atestando a patologia, comprovação de residentes e domiciliados há no mínimo 05 (cinco) anos neste município, comprovação de renda onde se apure a renda por pessoa inferior a ¼ (um quarto) do salário mínimo vigente, além de demais conjuntos de requisitos apurados na coleta das informações do serviço social.

A senhora Eline Santana, mãe de uma das crianças, agradeceu ao prefeito e a Secretaria de Desenvolvimento Social pelo benefício que os autistas passaram a receber este ano. “Eles disseram que iria implantar esse benefício e cumpriu o prometido. Obrigado por olhar para cada um de nós e também nossa situação que muitas vezes é deixada de lado pela sociedade”, falou.

A secretária da pasta Soraia Cabral garantiu que o benefício vai alcançar todos os autistas e pediu que os familiares buscassem outras pessoas que se enquadram no projeto para procurar o social. “Precisamos dessa ajuda, porque muitas vezes as pessoas ficam envergonhadas de chegar até nós. Pode contar com o prefeito e com todos nós da Sedas para ajudá-los no que for preciso”, garantiu.

Emocionado, o prefeito Pitágoras disse que fazer uma administração humanizada, com um olhar especial para pessoas com TEA, era um de seus sonhos antes mesmo de entrar na vida pública. “Agradeço a Deus pela oportunidade de contribuir para o desenvolvimento da cidade e também dos nossos munícipes. Quero informar também que vamos buscar um espaço maior para atender esse público e assim ampliar os serviços que já oferecemos no espaço Querer Bem”, revelou.

O evento foi animado por palhaços, musicoterapia, brincadeira e muita diversão para a criançada. Estiveram presentes a vice-prefeita Marivalda Silva; os vereadores Gil Soares, Kal de Bené, Diego Maia (Autor do Projeto de Lei), Ró Salomão, Jorge da JM, Valdir Cruz e Robinho. Além de secretários e demais servidores públicos.

Espaço Querer Bem

Os beneficiários também realizam acompanhamento no Espaço Querer Bem, inaugurado em agosto de 2020. Que é uma clínica especializada no atendimento a crianças autistas, e na assistência a mais de 100 famílias. Lá os pacientes são acompanhados por assistentes sociais, psicólogos, fonoaudiólogas, psicopedagoga, neuropediatra, musicoterapeuta, educadores físicos e nutricionistas.

Compartilhe Isso
- Advertisement -