Prefeitura de Candeias promove Projeto Março Mulher com diversos atendimentos na praça Dr. Gualberto

0

 

Em alusão ao dia da mulher, nesta terça-feira (8/3), a Prefeitura por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social – SEDAS, em parceria com a Secretaria de Saúde – SESAU e demais secretarias, deu continuidade ao projeto “Março Mulher”. A ação foi realizada na Praça Dr. Gualberto, no Centro da cidade, cumprindo os protocolos de saúde.

O prefeito, Pitágoras Ibiapina ao lado da vice, Marivalda da Silva, participou do evento e falou que a gestão permanece empenhada em levar atendimentos. “Sei da importância de ações como estas para a nossa população, e por isso, a Prefeitura promove o Mãe (Mutirão de Atenção Especial) semanalmente nos bairros e distritos. Inclusive, quero informar a nossa população, que de 25/03 a 11/04, a Prefeitura vai realizar um mutirão de mamografias em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado, visando atender mais de 2 mil mulheres”, afirmou.

De acordo com a secretária do social, Soraia Cabral, o objetivo da ação foi incentivar o público feminino a buscar os diversos serviços, que são oferecidos de forma gratuita pela Gestão pro meio das secretarias. “A SEDAS, é a porta de entrada para as mulheres do município, principalmente as que se encontram em vulnerabilidade social, e que necessitam de atendimentos jurídicos, sociais e capacitação profissional”, disse.

A SEDAS realizou cadastramento no Auxílio Brasil, CadÚnico e encaminhamentos para benefícios do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS para pessoas em vulnerabilidade social. O Centro de Referência de Atendimento à Mulher, que é vinculado a pasta, prestou atendimentos jurídicos, psicológico e social para o fortalecimento da mulher e contou com o apoio da delegada da Deam Erica Guimarães. Além de serviços de beleza com manicure e cabeleireiro ofertadas pelo Núcleo de Apoio Socioeducativo – NASCE.

Na oportunidade a SESAU, realizou exames preventivos, aferição de pressão e glicose, teste rápido para detecção de doenças e infecções sexualmente transmissíveis, planejamento familiar com encaminhamento para inserção de DIU (dispositivo intrauterino) na Clínica da Mulher e agendamento para mamografia. Além de consulta com ginecologista, endocrinologista, dermatologista, nutricionista, exames de ultrassonografia de mama, transvaginal, abdômen total, tireoide, eletrocardiograma, coleta de exames de sangue apenas para mulheres com requisições cadastradas no sistema de saúde do município.

Rosana da Silva, moradora da Urbis II, elogiou a ação. “Realizei ultrassom e passei pelo clínico, parabenizo a Prefeitura por este evento tão importante trazendo atendimentos a nós mulheres”, relatou.

E com o apoio técnico da Secretaria de Indústria e Comércio ofertando informações de serviços para empreendedores e microempreendedores em conjunto com a Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda, que realizou cadastramento de currículos na plataforma do SIME, Sistema de Intermediação Municipal de Emprego e forneceu informações sobre o CrediBahia, sendo este, um sistema de crédito direcionado para pequenas e grandes empresas.

Visando incentivar a agricultura familiar, a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura realizou a feirinha com vendas de plantas, verduras e hortaliças cultivados por agricultoras. Enquanto a Secretaria de Cultura e Turismo levou o stande com produtos de artesanato. A ação também contou com a parceria da ONG Habilidades para a Vida, que proporcionou o SPA com massagens.

MUTIRÃO DE MAMOGRAFIAS

Conforme informações da Sesau, ainda neste mês, acontece o Mutirão de mamografia em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado. Conforme o cronograma às mamografias serão realizadas de 25/03 a 01/04 na Praça Dr. Gualberto Dantas Fontes, no centro e de 4 a 11/04 no distrito da Caroba.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.