Prefeitura de Candeias dar continuidade a Operação Chuva em 2022

0

Na manhã desta terça-feira(22/02), o prefeito, Pitágoras Ibiapina reuniu a equipe técnica da Defesa Civil e demais secretarias na sala de reunião do Paço Municipal para dar continuidade a Operação Chuva, bem como traçar novas estratégias de trabalho para o período com maior incidência de temporais que são meses de abri a junho.

Conforme dados do órgão, com as fortes chuvas do início deste ano, a entidade continua implantando no município medidas como aplicação de lona em taludes com risco de desmoronamento, abertura e limpeza de galerias, córregos, bueiros, corte de árvores em situação de risco de queda.

De acordo com órgão, em 2021 foram mais de 534 solicitações para vistorias, atendendo as demandas urgentes da população. O superintendente do órgão Abdoral Júnior, ressaltou que diferentes de outros anos, a campanha da operação chuva não finalizou no ano passado por causa da chuva contínua durante boa parte ano. “Por isso resolvemos dar continuidade à operação e o prefeito organizou essa reunião para traçarmos novas estratégias para este ano de 2022”, explicou.

O prefeito Dr. Pitágoras ressaltou que, “a Gestão estabeleceu essa medida desde o fim de 2021, visando o cuidado com a nossa população. A Defesa Civil, está nas ruas diariamente realizando um trabalho preventivo. Além disso peço a população que evite descartar o lixo em lugares inadequados, e que evitem realizar construções irregulares”, disse o gestor.

A Defesa Civil ressalta que mantém plantão 24 horas, atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199 e pelos fixos: (71) 3605-2574/ (71) 3601-6016.

APLICAÇÃO DE LONA PLÁSTICA
A superintendência, em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos – Sesp, utilizou 29 rolos de lona plástica, aplicando 23.200 m² em 159 pontos de encostas nas áreas para impermeabilização de terrenos, visando a redução de risco.

LIMPEZA DE CANAIS E CÓRREGOS
Foram efetuadas 51 limpezas canais/córregos manuais;
Foram efetuadas 18 limpezas de canais/córregos com máquina.

ATENDIMENTO SOCIAL
O setor de Atendimento à Comunidade em Áreas de Risco prestou assistência à população atingida por fenômenos adversos, realizando 19 encaminhamentos de famílias para serem atendidas nos Programas Sociais existentes, após avaliação e aprovação do Serviço Social da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social – Sedas.

VISTORIAS PPDC – Plano Preventivo de Defesa Civil
Seguindo os protocolos definidos pelo PPDC, foram realizadas 534 vistorias nas áreas de risco que possuem o Sistema de Alerta, caracterizadas pela ocupação de encostas com declividades variadas com residências de alta vulnerabilidade em suas estruturas. Essas vistorias ocorreram em função dos acumulados de chuvas incidentes em 05 meses e os alertas emitidos pelo CENAD/CEMADEN.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.