Candeias recebe Fórum de Turismo Náutico Cultural

0

Na quinta-feira (10/2), aconteceu no Distrito de Caboto, em Candeias na Região Metropolitana de Salvador, o Fórum de Turismo Náutico Cultural, que discutiu a elaboração do Plano de Gestão de Turismo em diversos municípios. A realização do evento contou com a parceria da Prefeitura de Candeias por meio da Secretaria de Cultura e Turismo – Sectur, com Câmara de Turismo Bahia de Todos (CTBTS), motivadora do evento.

Com a participação de representantes de diversos municípios, a organização do evento foi conduzida pelo secretário de Cultura e Turismo de Candeias, Joseval da Silva, ressaltando que, “A Prefeitura de Candeias se encontra empenhada no fortalecimento da cultura e turismo”.

Na oportunidade, o prefeito de Candeias, Pitágoras Ibiapina agradeceu a todos pela presença, e por ter sido Candeias a cidade escolhida para sediar o evento. “Sejam bem-vindos a nossa cidade e vamos continuar a fomentar o turismo e cultura com apoio incentivo, discussões, gestão pública, economia criativa e sustentabilidade”.

A vice-prefeita, Marivalda da Silva, esteve presente e recepcinou os convidados, destacando as potencialidades turísticas do município de Candeias, a exemplo do turismo religioso por conta da Fonte dos Milagres e do Santuário de Nossa Senhora das Candeias, do náutico com a orla de Caboto, a prainha da Boca do Rio e Passé, além do turismo histórico por conta do Museu Wanderley Pinho, Casarão Horácio Pinto e da Igreja de Nossa Senhora da Encarnação de Passé.

“Este é um momento importante para Candeias, onde reunimos; representantes de vários municípios, comunidade, empresários, conselhos e artistas para discussão do planejamento turístico e religioso, e assim fomentar a captação e promoção de investimentos na área”, disse Soraia Cabral, Secretaria de desenvolvimento e assistência social.

O presidente da CTBTS, Carlos Silveira, agradeceu aos 13 municípios presentes no evento e a receptividade de Candeias.

Conforme a Câmara de Turismo Bahia de Todos, a criação do Plano de Gestão nos municípios contribui com o desenvolvimento das atividades turísticas, apresentando estratégias e ações voltadas ao incremento da estruturação. O evento também abordou os passos significativos e as medidas necessárias para a retomada do turismo nos municípios da Baía de Todos os Santos, por meio do cumprimento efetivo dos protocolos de saúde.

Também participaram a primeira-dama, Soraia Cabral, o secretário de Cultura e Turismo, Joseval da Silva e os demais secretários municipais, os vereadores; Ró Salomão, Gil Soares, Ivan do Prateado e Italo Neto, assessor do vereador Kal de Bené, o superintendente de Turismo da Bahia, João Henrique, o diretor de regulação e certificação de Turismo da Bahia, Divaldo Borges, e a assessoria especial da UPB, Jorge Castelucci e Ana Clara, o secretário de Cultura e Esporte de Aratuípe, Jansem Duarte, o diretor de Turismo de Salvador, Antônio Barreto, o secretário de Turismo de Simões Filho, Joel Cerqueira, e superintendente da pasta, Samara Sodré, a presidente da CDL, Marivete Machado, o vice-prefeito de Muniz Ferreira, Valdeci Conceição, o secretário de Cultura de Nazaré, Denilson Bispo, o secretário de Cultura e Turismo de Santo Amaro, Moisés Neto, o ex-presidente da CTBTS, Cláudio Tinoco e artistas locais que abrilhantaram o evento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.