Caps itinerante encerra a campanha Janeiro Branco com diversos atendimentos

0

As ações de promoção à saúde mental no Janeiro Branco, realizadas pela Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Candeias, por meio do Centro de Atenção Psicossocial – Caps, levou uma ideia inovadora, que é o Caps Itinerante, e já demonstra os resultados dos atendimentos nos distritos de Passé, Caroba e Passagem dos Teixeiras, nas últimas segundas-feiras do mês.

De acordo com a secretaria, vários moradores em busca de uma assistência especializada, tiveram acesso aos profissionais, nos quais, atendimentos com psicanalista; nutricionista; assistente social; médico; Enfermagem; Musicoterapia.

Segundo a coordenação do Caps, o projeto vem com a intenção de aproximar e garantir acesso aos usuários jovens e adultos em situação de sofrimento psíquico, mais especificamente na área rural, que, em virtude da distância da sede do município, apresentam dificuldade em acessar o serviço de forma a garantir e fortalecer o vínculo com a equipe. Desta forma, a ação poderá aproximar os pacientes à unidade de atendimento para um tratamento contínuo e que tragam resultados positivos ao bem-estar de cada pessoa.

Números mensais de acolhimento no Caps

De acordo com o centro, acontecem mensalmente 480 atendimentos com psiquiatra; 88 com assistente social; 186 com psicanalista; 205 administrações de medicação injetável; 240 atendimentos de enfermagem; 38 com nutricionista; 56 com musicoterapeuta; 124 oficineiras; 37 com psicóloga; além das dispensações de medicamentos da farmácia.

O atendimento no Centro de Atenção é feito para toda faixa etária, onde o paciente deve levar o cartão do SUS e um documento oficial com foto. A unidade fica localizada no bairro da Nova Brasília. O acolhimento ocorre com a assistente social, que é a porta de entrada antes de qualquer atendimento na unidade, de segunda a sexta, das 08 h às 11h30 e das 13 h às 15h30. No Caps, são realizadas assistências com Psiquiatra, Psicóloga, Enfermagem, Serviço Social e Musicoterapia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.