Rascunho automático

Candeias recebe remessa de 480 doses e vacinação tem início na terça-feira (18).

Por Redação
3 Min

Conforme distribuição estadual, a cidade de Candeias receberá nesta primeira remessa 480 doses de imunizantes para dar início a vacinação infantil, no município, que acontecerá a partir de terça-feira em Candeias, com o marco simbólico da vacinação na cidade.

Segundo o secretário de Saúde, Marcelo Cerqueira, o município anunciará o local para a vacinação infantil contra Covid-19 mas já assegura que *não* será na Clínica Proteger, nem na Escola Professor Dásio, atuais locais de vacinação. Isto porque a vacina infantil contra COVID-19, não deve ser aplicado no mesmo local de outras vacinas infantis são administradas, tampouco não deve ser aplicado juntamente com vacina covid para adulto.

Pensando em um espaço acolhedor e seguro para crianças da cidade, o secretário afirma, que o local escolhido levará em conta questões como arejamento, espaço acolhedor e seguro, além de proximidade com emergência pediátrica para casos de qualquer intercorrência. Neste sentido, Candeias está muitíssimo bem servida, já que temos uma clínica de especialidades pediátricas, a Criança Feliz, e temos também uma emergência pediátrica 24 no Centro Médico Luiz Viana Filho.

Candeias receberá outro lote na próxima semana

O secretário ainda anuncia boas-novas, em relação que o município já terá outro lote sendo entregue na próxima semana, de forma que não deve acontecer desabastecimento de vacinas quando começar a campanha de vacinação infantil contra Covid-19.

Critérios

Conforme decidido em reunião extraordinária da CIB Bahia, a vacina começa para o público de 11 anos completos, com e sem comorbidades. E vamos diminuindo gradativamente até chegar aos 5 anos;
– como vai ser só pra uma idade por vez, pedimos a compreensão dos pais de crianças de outras idades para evitar aglomeração no local da vacinação, já que depois da vacina a criança deverá permanecer por no mínimo 20 minutos no local para monitoramento de eventos adversos.
– também conforme decisão CIB, na Bahia não se exigirá termo de consentimento;
– pais de crianças com comorbidades precisam levar relatório médico;
– se pais não puderem levar, outros responsáveis terão que levar termo de responsabilidade assinado por pais;
– Outro ponto importante: após vacina Covid-19, os pais devem aguardar no mínimo 15 dias para levar a criança para tomar qualquer outra vacina;
– Pais devem estar atentos ao frasco com tampa na cor laranja, que é a vacina pediátrica Cominarty da Pfizer;
– os profissionais de saúde já foram treinados e receberão última atualização segunda, 17, pela tarde para se preparar para essa vacinação tão importante. Eles devem passar as orientações aos pais, mostrar que é a Pfizer pra criança na dose certa recomendada pela Anvisa e que podem haver reações adversas, como em qualquer outra vacina.

Segundo estimativa do IBGE, Candeias Tem 8. 705 crianças de 5 a 11 anos de idade.

Compartilhe Isso
- Advertisement -