Vacina móvel chega ao Malembá e população comparece em peso

0

Os moradores do bairro do Malembá, em Candeias, aderiram em peso ao vacina móvel na noite desta segunda-feira (29). Foi uma das primeiras ações do prefeito Dr Pitágoras após retorno de viagem internacional.

De acordo com os número finais disponibilizados pelos técnicos da Secretaria de Saúde, foram vacinadas mais de 200 pessoas, entre às 18 e 20h, no primeiro dia da vacina itinerante. O vacina móvel continua no Malembá nesta terça (30) e quarta-feira (1/12).

A sesau informou que maioria das pessoas que buscaram o imunizante foi para tomar a segunda e terceira dose.O morador deve comparecer com documento de identificação, cartão do SUS e cartão de vacina.

O objetivo do vacina móvel nos bairros e distritos é levar a vacinação no turno da noite para moradores que não possuem acesso aos postos durante o dia, por motivo de trabalho. Porém, aqueles que não tomaram o imunizante por outro motivo, não deve perder a oportunidade de atualizar o cartão de vacina.

O prefeito Dr. Pitágoras acompanhou de perto toda a ação e afirmou o compromisso da gestão em levar vacina para toda população. “Estamos acompanhando o movimento do vírus no mundo e também o número de faltosos aos postos de vacinação na nossa cidade. Por isso trouxemos essa idéia de deixar a vacina mais perto do morador”, destacou o prefeito.

A imunização é oferecida aos adolescentes de 12 à 17 anos; adultos a partir de 18 anos; dose de reforço para profissionais de saúde e idosos acima de 60 anos que tenham recebido a segunda dose há cinco meses.

A Sesau antecipa ainda a segunda dose com os imunizantes da AstraZeneca e da Pfizer e inicia o reforço da imunização de adultos a partir de 18 anos.

O secretário de Saúde, Marcelo Cerqueira falou da importância da população se vacinar e completar o ciclo. ” Tomar a apenas a primeira dose não garante a imunização, por isso nosso prefeito trouxe o vacina móvel para os bairros no período noturno, colocamos o ônibus expresso da saúde em várias localidades com vacina, tudo para a proporcionar a oferta da vacina ao morador” frisou.

Além do vacina móvel, a população pode se vacinar nos postos fixos do colégio Professor Dasio (às margens da BA 522) e na clínica Proteger, ao lado do posto médico Luiz Viana.

Além dos citados, estiveram presentes na ação a subsecretária Talita Ramalho, os secretários Filipe Magno (Gabinete), Washington de Passé (Sesp), Emerson Nino (Trânsito e Transporte).

Cobertura Vacinal

O município já alcançou alta cobertura em relação ao público alvo, atingindo 83% de primeira dose e dose única aplicadas para a população-alvo, mais de 63% de segunda dose aplicada e apenas 5% de terceira dose aplicada, o que demonstra a necessidade de avançar na aplicação de segunda e terceira dose, sobretudo com a redução do intervalo de doses. A revisão do percentual de cobertura ocorre justamente por conta do aumento do público, com a redução do intervalo para dose de reforço, de 6 para 5 meses, e a inclusão de segunda dose e reforço para a vacina de dose única.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.