Peregrinação ao Santuário Nossa Senhora das Candeias acontece no domingo (28)

0
Com homenagem a Santa Dulce dos Pobres, romeiros caminham 4km em Candeias, na Bahia — Foto: Pastoral da Comunicação- Santuário Nossa Senhora das Candeias

Os devotos de Nossa Senhora das Candeias participam no próximo domingo (28), da Peregrinação Fé e Luz ao Santuário Nossa Senhora das Candeias. Este ano, a caminhada será realizada por cidades. A Peregrinação de Fé e Luz, que está na 10ª edição, tem como tema “Óh Virgem das Candeias, amorosa, Mãe que nos protege e nos guia até Jesus, oriente nossos passos para edificar, com esperança e alegria, comunhão fraterna nas. famílias, na comunidade e na sociedade”

O evento ocorrerá conforme às determinações do Governo do Estado da Bahia que através do decreto de n°20.780, regulamenta a realização de eventos com presença de público na Bahia. Estão autorizados eventos com até 3 mil pessoas que deverão seguir com o uso obrigatório de máscara e álcool gel, além de ter completado o esquema vacinal*.

Em Candeias, os fieis da Paróquia Nossa Senhora das Candeias se juntarão as paróquias São Francisco de Assis (Candeias), Sagrada Família (Madre de Deus), Paróquia São Gonçalo e Nossa Senhora do Monte (São Francisco do Conde) para a caminhada que sairá da Praça Santa Dulce dos Pobres e seguirá até o Santuário. A concentração será na Igreja Matriz São Francisco de Assis, no bairro São Francisco, às 6h. Após a caminhada, os fieis participam da missa campal na Praça Nossa Senhora das Candeias.

A mudança na programação, que costumava atrair milhares de fiéis à cidade de Candeias, na região metropolitana de Salvador, acontece devido à pandemia do Coronavírus. “Vamos fazer porque a pandemia está nos deixando. Nós não podemos fazer de maneira tradicional, com aquela grande quantidade de gente que vai até o Santuário de Candeias, mas em cada município. Isto é possível, claro, usando máscara”, explica o bispo da Diocese de Camaçari, Dom João Carlos Petrini.

O evento religioso é promovido pela Diocese de Camaçari e pela Paróquia Nossa Senhora das Candeias, atraindo a cada ano os romeiros das 24 paróquias dos municípios de Candeias, Camaçari, Dias D’Ávila, Madre de Deus, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho e Terra Nova, que nos anos anteriores percorreram um trecho de seis quilômetros em direção ao Santuário Nossa Senhora das Candeias. Candeias é um dos maiores centros do turismo religioso do Estado da Bahia, com visitação também à Fonte dos Milagres.

Por conta da Peregrinação Fé e Luz, as missas dominicais acontecem às 6h30, no Santuário Nossa Senhora das Candeias e a campal. Na parte da tarde, serão realizadas as celebrações no Malembá (Virgem dos Pobres) e Nova Brasília (Santa Luzia), às 17h, e no Santuário Nossa Senhora das Candeias, às 18h. Para a Peregrinação, será obrigatório o uso de máscara e álcool gel para manter os cuidados contra a Covid-19 aos fieis que irão participar da caminhada.

SANTUÁRIO

Construído no final do século XVIII, o Santuário de Nossa Senhora das Candeias é um lugar de grande devoção a Virgem Maria. A Igreja Matriz de Nossa Senhora das Candeias foi elevada à condição de Santuário diocesano em fevereiro de 2014, reconhecida pelo Vaticano. Voltado para a Baía de Todos os Santos, o Santuário é um local de grande peregrinação de romeiros de todo o lugar do Brasil, que buscam curas e bênçãos através da água milagrosa da Fonte dos Milagres.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.