Reeleito presidente do Consórcio de Saúde, Dr. Pitágoras comenta sobre novas ações

0

Reeleito presidente do Consórcio de Saúde Baía de Todos os Santos, entidade formada por municípios da Região Metropolitana de Salvador (RMS) e do Recôncavo baiano, o prefeito de Candeias, Pitágoras Ibiapina (PP), comentou, nesta terça-feira, 14, sobre a atuação do município no combate à pandemia da Covid-19.

“É um orgulho para Candeias, num momento tão difícil, ajudar o governo do Estado, que estava com dificuldades, inclusive comprou os respiradores, mas não chegaram, e em Candeias, compramos e eles chegaram”, disse em entrevista ao Programa Isso é Bahia, da Rádio A Tarde FM.

Na semana passada, Dr. Pitágoras como é conhecido por ser médico, foi reeleito para comandar o colegiado. A entidade vai administrar a Policlínica Regional de Saúde, que será sediada em São Francisco do Conde, e tem previsão de ser entregue em dezembro. O prefeito de Candeias foi reconduzido por unanimidade, com os votos dos prefeitos e prefeitas de São Francisco do Conde, Antônio Calmon (PP); Saubara, Marcia Araújo (Avante); Santo Amaro, Alessandra Gomes (PSD); São Sebastião do Passé, Nilza da Mata (PP); e Madre de Deus, Dailton Filho (PSB).

“Foi uma grande sacada do nosso governador [Rui Costa]. Será um suporte muito grande para todas essas cidades. Um investimento na média complexidade e focado nos atendimentos ambulatoriais, na prevenção às doenças e apoio nos diagnósticos. A Região Metropolitana e o Recôncavo se fortalece”, disse, ao avaliar que a chegada da policlínica diminuirá as lotações nos hospitais municipais.

“Temos uma população culturalmente muito hospitalocêntrica. As pessoas tendem a procurar e acreditar muito mais nos hospitais e pensar que a solução para seus problemas está apenas nos hospitais. Com isso, termina sufocando os hospitais, às vezes com pessoas que não são de urgência e de emergência e hospitais ficam superlotados e complicam o fluxo desses hospitais”, defendeu o alcaide.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.