Segunda dose de vacinas começa a ser aplicada nesta terça-feira (16)

0
Foto – Rafael dos Anjos

O município recebeu 840 doses do imunizante Coronavac, na tarde desta segunda-feira, 15, para a aplicação da segunda dose nas pessoas vacinadas com a primeira remessa. Serão os profissionais da saúde e alguns idosos que começaram a imunização no dia 20 de janeiro.

A prefeitura de Candeias, por meio da Secretaria de Saúde, retirou na Central Estadual de Distribuição e Armazenamento de Imunobiológicos (Ceadi), no Centro Industrial de Aratu (CIA), o imunizante distribuído pelo Governo Federal.

O coordenador da Clínica de Imunização Proteger, Adilson Oliveira, retirou o lote na Ceadi, junto ao grupamento da Polícia Militar, que acompanhou a equipe até a clínica. “Precisa ser ágil a movimentação entre a retirada das vacinas até a colocação no freezer, para garantir o resfriamento adequado das doses”, explicou.

A Coronavac tem orientação para a aplicação da segunda dose entre duas e quatro semanas e o secretário de Saúde, Marcelo Cerqueira, afirmou que o oferecimento da segunda dosagem acontece dentro da recomendação técnica indicada pelo fabricante. “O seguimento das datas garante a segurança e a eficácia da imunização do público”.

Cerqueira avaliou que a vacinação acontece em ritmo bom no município. “Tivemos muito cuidado para que não faltasse essa segunda dose. Só não podemos avançar mais, porque temos um público restrito e uma quantidade limitada de imunizantes”, contou.

Nevilson Almeida, de 90 anos, que esteve na clínica para receber a primeira dose da vacina com o filho e a nora, pediu, emocionado, que todos que estivessem no grupo prioritário fossem se vacinar. “Venham, não deixem de fazer sua parte. Cada um tem que ter cuidado com sua própria vida e dos seus familiares”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Secured By miniOrange