Candeias: licitação para construção do Mundo do Conhecimento é publicada

0
Foto: divulgação

O processo de contratação de empresa especializada para construção do Complexo Educacional, Cultural, Artístico, Tecnológico e Esportivo Mundo do Conhecimento – MDC, foi iniciado no município com o Aviso de Licitação publicado no Diário Oficial do Município – DOM, na sexta-feira (6/11). O Mundo do Conhecimento vai estar localizado no bairro da Nova Candeias, no espaço da desativada Companhia de Carbonos Coloidais (CCC), e visa atender à Educação Básica Municipal de forma integral.

Segundo o prefeito reeleito, Dr. Pitágoras, o objetivo para o desenvolvimento do Mundo do Conhecimento é transformar o ensino no município. “Decidimos dar continuidade aos projetos, mesmo no período eleitoral. A gente precisa oferecer uma Educação melhor aos nossos alunos, pra que eles possam ter acesso a uma escola de qualidade, com professores preparados e num ambiente acolhedor”, disse ele.

Houve ainda um levantamento histórico dos índices da educação municipal para a criação do plano. Foi demonstrado nos resultados do estudo que serão necessários investimentos de recursos não só financeiros como também humanos. Segundo a Seduc, a ideia é que projeto de Educação do MDC seja implantado em todas as escolas da rede. O Complexo Mundo do Conhecimento é um projeto próprio, que incorpora os princípios, valores, práticas e ferramentas de uma educação 4.0, tecnológica, avançada e, acima de tudo, cidadã.

Serviço e Infraestrutura do Complexo MDC atenderá mais de mil alunos da Rede

Pensado como um Centro de Educação, Cultura, Arte, Tecnologia e Esporte, o Mundo do Conhecimento é o mais completo e ambicioso projeto de complexo educacional já idealizado pelo Município. São mais de 38 mil metros quadrados de empreendimento que pretende atender a uma demanda de aproximadamente 1.000 alunos da rede pública municipal com educação em tempo integral.

O empreendimento foi dividido em diversos “Mundos”, cada qual formado por ambientes e eixos de aprendizagem, equipamentos e funcionalidades próprias. O Mundo da Educação Básica é formado por uma Escola de Educação Infantil e outra de Ensino Fundamental.

O edifício da Educação Infantil compreende a creche e a pré-escola, e leva o nome do educador Paulo Freire. Este conta com 14 salas de aula, berçários, fraldários e lactários, brinquedoteca, sala de vídeo (cineminha), espaço maker – onde os alunos poderão realizar atividades de criação – além de ampla área externa, composta por parquinho, área molhada, miniquadra.

Já o edifício do Ensino Fundamental, Escola Anísio Teixeira, conta com 26 salas à disposição de alunos dos anos iniciais, finais e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Foto: Divulgação

No projeto do edifício de Ensino Fundamental estão inseridos ambientes de aprendizagem como ludoteca, laboratório de ciências, espaço maker, biblioteca, estúdio de rádio e vídeo – voltados à produção de conteúdo para plataformas digitais como o Youtube –, e sala do grêmio estudantil, onde os alunos terão espaço e liberdade para desenvolver princípios relacionados à democracia e cidadania.

O plano apresentado pela Seduc e aprovado pela Prefeitura de Candeias, destaca que o compromisso irá promover uma política pública de ensino focada na promoção da cidadania e do desenvolvimento humano dos estudantes da rede municipal de educação de Candeias.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Secured By miniOrange