Candeias: Seduc Sedia Fórum De Dirigentes Municipais De Educação Da RMS

0

A Secretaria Municipal de Educação de Candeias – Seduc, sediou nesta sexta-feira (02/10) o Fórum de Dirigentes Municipais de Educação da Região Metropolitana de Salvador para discutirem sobre a sistematização das aulas remotas e a data para o retorno das aulas da rede municipal na região.

O compromisso foi realizado na Biblioteca Pública Profa. Dalila Baptista, com respeito aos protocolos de segurança, onde todos os convidados usaram máscaras, álcool em gel e fizeram o distanciamento. Na oportunidade, a biblioteca foi apresentada aos dirigentes, que ficaram impressionados com a qualidade e proposta do equipamento público de estudo. Eles ressaltaram que esta terá fundamental contribuição para o desenvolvimento educacional no município.

O secretário de Educação municipal, Cássio Vinícius, recepcionou os secretários e coordenadores de Educação dos municípios de Madre de Deus, São Francisco do Conde, Mata de São João, Pojuca, Simões Filho e Dias D’ávila, que conversaram com o objetivo de encontrar soluções para o ano letivo de 2020. Inicialmente, os diretores acreditam ser improvável o retorno das aulas para este ano. As reuniões para as definições acontecem às sextas-feiras e o próximo encontro será realizado no município de Madre de Deus.

A equipe da Seduc Candeias compartilhou uma pesquisa feita no município com professores, pais e alunos tanto das escolas públicas quanto das privadas. As respostas aos questionários demonstraram uma opinião parecida dos responsáveis, que foi pelo não retorno das aulas presenciais, pelo menos antes de outubro ou somente em 2021. Também foram pesquisados o acesso à internet, ao aparelho celular ou computador, e demais dificuldades enfrentadas pelos alunos e professores na modalidade de aulas à distância.

A secretária de Educação do município de Camaçari, Neurilene Martins, disse que, depois de consultar para saber sobre o retorno ou não das aulas, a questão agora para os gestores é saber como pode ser retomada as aulas. ” A rotina está sendo normalizada, a presença dos pais em casa diminuiu, são inúmeras questões envolvidas para observar e definir o retorno seguro das aulas para os nossos alunos”, afirmou ela.

Já a secretária de Educação do município de Pojuca, Olívia Maria Costa Silveira, explicou que é necessário que os gestores e professores se juntem para discutir os assuntos de retorno. ” É importante que os grupos de trabalho que tratam das estratégias de retorno e das estratégias das aulas remotas dialoguem também para falar das perspectivas e preparações de volta”, afirmou.

Os secretários conversaram sobre um cronograma para as escolas que atenda às necessidades de aprendizado dos alunos e que se ajuste a nova metodologia de ensino dos professores, por meio das aulas híbridas, remotas e presenciais. Silveira fez a demonstração de possibilidades de ajustes para o cumprimento da carga horária de aulas do período letivo para todos os municípios e que já estão sendo avaliadas pelos dirigentes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Secured By miniOrange