Sesab disponibiliza dez mil mamografias com horário marcado em Salvador

0
Foto: Divulgação Sesab

Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que, em 2020, serão 3.460 novos casos de câncer de mama na Bahia. Com o objetivo de alertar a população para a detecção precoce da doença, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), oferecerá durante o mês de outubro, cerca de 10 mil mamografias em unidades móveis que ficarão estacionadas em diversos pontos de Salvador. Já no interior do estado, as ações serão desenvolvidas em 16 Policlínicas Regionais de Saúde.

A iniciativa faz parte da programação da Sesab para o Outubro Rosa, movimento internacional que estimula empresas, população e entidades a trabalhar na detecção precoce e tratamento do câncer de mama.

Nas unidades móveis que estarão na capital, as mamografias serão feitas exclusivamente com horário agendado previamente, para evitar aglomeração. As mulheres de 40 a 69 anos poderão marcar os exames pelo Sesab Atende, que funciona de 8h às 18h, pelo telefone 0800-071-4000. As pacientes que não fizerem o agendamento prévio, não serão atendidas.Os atendimentos começam nesta segunda-feira (5) e seguirão até o dia 31 de outubro.

Para o local do atendimento, com o agendamento feito, a mulher deve levar cópias de RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência. Além da mamografia, será garantido todo o tratamento em caso de suspeita e confirmação do câncer de mama. Serão feitos exames complementares e, caso seja necessário, a mulher será encaminhada para a rede de atenção.

De acordo com o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, desde 2011 a Sesab intensifica as ações referentes ao rastreamento do câncer de mama no mês de outubro. “São milhares de exames de mamografia neste período, cujo público são mulheres de 40 a 69 anos, faixa etária preconizada pela Sociedade Brasileira de Mastologia como a mais propícia ao aparecimento da doença”, pontua o secretário.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.