Prefeitura de Candeias decreta toque de recolher a partir de quarta feira (20)

0

O município de Candeias irá decretar toque de recolher a partir desta quarta-feira (20) como mais uma medida de endurecimento de isolamento social no combate ao Coronavirus na cidade. A partir desta data haverá restrição à circulação de pessoas das 20h até às 5h do dia seguinte, até o dia 31 de Maio. A medida busca a restrição de locomoção noturna, devendo as pessoas permanecerem em suas residências, sendo proibida a qualquer indivíduo a circulação e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas.

O objetivo da gestão é tentar frear o numero de contaminação pelo CoronaVirus, dado o número alto de casos positivos. Ate o momento da publicação 87 pessoas testaram positivo para a Covid-19. O prefeito da cidade, Dr Pitágoras, afirmou que a gestão vem buscado através de decretos ampliar o isolamento social, mas que nos últimos dias a população tem relaxado nas medidas, levando o município adotar as medidas de restrição de locomoção.
A decisão da prefeitura se deu através do comitê de enfrentamento ao Covid-19 que apresentou o plano de contingência, que contará com o apoio da Policia Militar e Civil na fiscalização, além de uma força tarefa integrada com as secretarias municipais que ampliará a fiscalização diária nas ruas e estabelecimentos comerciais.

Comércios Fechados

A partir desta quarta, e enquanto perdurar o toque de recolher, só será permitido o deslocamento para ida a serviços de saúde ou farmácia, sendo permitido neste período o serviço de delivery de medicamentos. Os moradores poderão circular na cidade desde que fique comprovada a urgência ou emergência do deslocamento. Caso contrário, o cidadão será autuado e, em caso de resistência ao decreto poderá ser conduzido até uma unidade policial.
Serão permitidos ainda o deslocamento de servidores, funcionários e colaboradores, no desempenho de suas funções, que atuem nas unidades públicas ou privadas de saúde, além das estruturas das forças policiais e de segurança pública e patrimonial. Além disso, são permitidos o funcionamento dos postos de combustíveis, e dos serviços de delivery de alimentos, entre as 20:00 às 23:59, com a garantia por parte dos empregadores do transporte dos colaboradores em direção a suas casas, ao final do serviço.

Nestes dias também fica proibida a realização de atividades esportivas tipo caminhada, corridas, exercícios, nas calçadas, praças, e área de uso comum dos condomínios e loteamentos residenciais, além de festas e reuniões nos salões e áreas de convivência de condomínios e loteamentos residenciais do município.

Forças Policiais

A ação terá o apoio total da Policia Militar, através de seu comandante da 10ª CIA, Major Washington Eurico, seguindo as orientações do Comando Geral da Policia Militar da Bahia, que garantiu o apoio efetivo as ações de fiscalização e cumprimento do decreto, onde ficou definido que a fiscalização se iniciará nos locais de maiores concentração de pessoas nos últimos dias. O delegado titular Dr. Vitor Eça Andrade também afirmou a disposição do trabalho da Policia Civil no cumprimento do decreto.

“Infelizmente uma parte da população ainda não tem respeitado os decretos. Algumas delas continuam se aglomerando. Estamos equipando toda nossa rede de Saúde para atender nossos munícipes e vamos entregar a Central de Combate ao Covid nesta terça-feira. O foco neste momento será na orientação da população no sentido de que é preciso ficar em casa para proteger a si e aos outros” afirmou a Secretária de Saúde, Soraia Cabral.
Ampliação do Isolamento Social

O Decreto da prefeitura explica que diante do atual e delicado estágio de enfrentamento da pandemia, as vidas só poderão ser salvas se houver a fundamental compreensão de todos moradores. A gestão afirma que diante dos números de infectados e de óbitos que segue numa crescente no estado e diante do eventual colapso do sistema de saúde pública da Bahia, não há outra solução a não ser o toque de recolher.
O município afirmou ainda que existe na cidade um crescimento dos índices de contaminação no município e que isso demanda o emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, a fim de evitar uma maior disseminação da doença.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Secured By miniOrange