Caso suspeito de coronavírus é investigado e UPA será reaberta em Candeias

1


Um caso suspeito de coronavírus em Candeias, na região metropolitana de Salvador, é investigado pela Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com o prefeito Dr. Pitágoras Ibiapina, em entrevista coletiva nesta quarta-feira (18), a paciente é uma menina de 16 anos, moradora do distrito de Passé, que apresentou alguns sintomas. Outros dois casos foram descartados para Covid-19, com diagnóstico positivo para H1N1.

O prefeito informou que a paciente foi atendida no Hospital Ouro Negro e está em isolamento domiciliar, com monitoramento pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). A coleta de material para exame laboratorial foi realizada ainda nesta quarta-feira e enviada para o Laboratório Central da Bahia (Lacen). O resultado será divulgado em cinco dias. “Essa menina ainda não tem diagnóstico de coronavírus, ela está em isolamento”, afirmou o prefeito.

Segundo o prefeito, outras medidas foram adotadas para atender os casos mais graves de Covid-19, entre elas, a reabertura a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), com 20 a 35 leitos e sala de reanimação; readequação de uma enfermaria no Hospital Ouro Negro e a contratação imediata de novo laboratório para agilizar o diagnóstico dos pacientes. “Nós estamos tomando todas essas atitudes para dar amparo ao povo de Candeias. Já temos uma sala de isolamento no Hospital Ouro Negro. Durante esses dias, estaremos readequando a UPA para que nós tenhamos leitos de retaguarda onde essas pessoas que estiverem mais graves”, ressaltou Pitágoras. Uma vistoria foi realizada na unidade hoje para verificar as condições físicas do local. De acordo com a secretária Municipal de Saúde, Soraia Cabral, a sala de Raio-X onde apresenta rachaduras não será utilizada.

Durante a entrevista, Cabral explicou ainda que os pacientes com suspeita de doenças respiratórias serão atendidos no Posto Médico Luiz Viana Filho e encaminhados para o Hospital Ouro Negro onde farão exames e em caso de positivo serão imediatamente isolados e levados para a UPA. “Os pacientes que chegarem nas unidades básicas de saúde, se chegarem e a nossa equipe perceber resfriado ou qualquer suspeita de coronavírus, esse paciente automaticamente receberá mascara e será encaminhado para o Hospital Ouro Negro”, explicou Cabral.

Os médicos infectologistas Dra. Betânia e Dr. Antônio Bandeira que também participaram da coletiva, recomendaram que os moradores que mantenham as crianças em casa e redobrem os cuidados com a higiene pessoal, como lavar as mãos com água e sabão e utilizar álcool-gel.

MEDIDAS PREVENTIVAS

Na última segunda-feira (16), a Prefeitura de Candeias determinou diversas medidas de prevenção contra o coronavírus. Segundo o Poder Executivo Municipal, as medidas são temporárias e visam prevenir e combater a proliferação da Covid-19 no município.

As ações incluem a suspensão por 30 dias de eventos coletivos para público igual ou superior a 50 pessoas, realizados por órgãos ou entidades da Administração Pública e por tempo indeterminado as atividades esportivas coletivas nos ginásios, praças, campos de futebol e outros espaços públicos do município. Segundo o decreto, o transporte de massa (ônibus, táxis, vans, transportes de cooperativas e afins) deverão ser higienizados diariamente. Outra medida do decreto determinou a suspensão de férias e licenças de profissionais da saúde.

As aulas da rede pública e privada do município estão suspensas por 30 dias, como medida emergencial para conter o avanço do coronavírus a partir desta quinta-feira (19). Segundo o decreto publicado nesta terça-feira (17), o prazo pode ser prorrogado em caso de mudança no cenário epidemiológico. A medida deve atingir cerca de 5 mil alunos da rede

Fonte: Madre Noticias

  1. Alê Diz

    A pois ai em candeias tem uma empresa ou melhor a plumatex o ambiente é rui pra cobtaminaçao é facil tem fucionario de salvador e salvador tem varios caso de convid19 eles continua trabalhando .por favor prefito olhe por esses funcionário mae de familia e pai de familia .

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Secured By miniOrange