Pacientes assistidos pelo “Cuidando em Casa” recebem cadeiras de rodas e camas hospitalares

1


Pacientes assistidos pelo Programa Municipal “Cuidando em Casa” receberam nesta quarta-feira, 22, cadeiras de rodas e camas hospitalares para auxílio na locomoção e no tratamento das enfermidades. Foram entregues 16 cadeiras de rodas e três camas hospitalares para pacientes residentes em vários bairros do Município (Ouro Negro, Nova Candeias, Triângulo, Sarandi, Centro, Santa clara e Malembá) e dos distritos de Caroba, Colônia e Passagem dos Teixeiras. A entrega foi realizada pela coordenadora da Atenção Básica, Flávia Almeida e pela Técnica de Enfermagem, Agna Cruz.

De acordo com o Prefeito, Dr. Pitagoras Ibiapina, o Programa Municipal, Cuidando em Casa, foi pensado para atender os pacientes que não tem condições de se locomover até as Unidades de Saúde em busca de atendimento. “O programa tem o objetivo de amenizar o sofrimento do paciente e dos cuidadores, principalmente de localidade com difícil acesso. As vezes pessoas saudáveis e ativas são acometidas por um problema de saúde que as priva do direito de ir e vir e o programa esta aí para ajudar”, explicou.

A primeira paciente a ser contemplada com a cadeira de roda foi a senhora Regina Souza, moradora do Ouro Negro, que sofre com problema de coluna. Acompanhada pelo Cuidando em Casa há três meses, Regina depende do marido, Paulo Mano, para tudo. “Essa cadeira vai me ajudar muito, pois passo muito tempo deitada e com ela terei mais mobilidade e pouparei um pouco o meu marido”, comemorou.

A moradora do Triângulo, Maria José, 93 anos, também recebeu uma cadeira de rodas para auxiliar na locomoção. Com sequelas de um AVC e fragilidade por conta da idade, sem ouvir direito e falando com dificuldade, dona Maria, agora terá mais conforto e mobilidade. A filha de Dona Maria ficou muito feliz com a doação da cadeira, pois vai facilitar o dia-a-dia da mãe.

No Malembá, dois pacientes do Cuidando em Casa receberam os equipamentos oferecidos pelo programa. Uma das pacientes foi a Senhora Leonor Ferreira, 76 anos, acamada por conta de um AVC isquêmico, que recebeu uma cama hospitalar para auxiliar nos cuidados diários. Guiomar Pinto, filha de Leonor, comemorou a chegada da cama, pois tinha muita dificuldade em alimentar a mãe e mante-la em uma posição mais confortável. “Na cama normal eu colocava ela encostada no travesseiro e quando voltava ela estava toda torta na cama, era uma dificuldade para alimentar. Essa cama vai facilitar a minha vida”, comemorou Guiomar.

Cuidando em Casa

O cuidando em casa é um programa municipal, que garante assistência aos pacientes acamados, que precisam de cuidados contínuos. Eles podem ser encaminhados por profissionais do PSF da localidade ou, caso não tenha unidade de saúde no local, identificado o caso, a equipe do Cuidando em Casa faz a visita e cadastra o paciente no programa. No programa também é analisado, após avaliação por profissionais qualificados da saúde e assistência social, a necessidade do paciente de equipamentos como cadeira de roda, cama hospitalar, fralda, medicação e após identificada a condição socioeconômica desfavorável o paciente passa a ser beneficiado pelo programa.

  1. Welton Assis Diz

    É muito bom o prefeito e seus esta olhando pra as pessoas nesecitada.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Secured By miniOrange