Acompanhe as últimas notícias da Cidade de Candeias na Bahia com credibilidade na informação sobre política, esportes e ações policias da região.

Dia D da campanha de vacinação contra o sarampo acontece neste sábado

Crédito da Foto: Imagem Ilustrativa

Neste sábado dia 30 de Novembro, será o dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, em Candeias será aberto o Centro de Imunização – Proteger Vacina, das 8h às 16h. O objetivo é imunizar os jovens de 20 a 29 anos que ainda não foram vacinados ou que estão em atraso com alguma dose contra o sarampo.

De acordo com o Ministério da Saúde, os jovens estão entre os grupos de maior vulnerabilidade à doença. Quem tem até 29 anos precisa ter duas doses da vacina para estar imunizado. A vacina é a forma mais eficaz de proteção contra o sarampo, já que a doença que é transmitida pelo ar (respiração, tosse, fala, espirro) pode ser contraída em qualquer idade.

Pessoas com até 29 anos que não apresentarem comprovação de doses da vacina, deverá esta recebendo duas doses. Quem tem de 30 a 49 anos e não tenha recebido a imunização, uma dose é o suficiente.

Para ser imunizado deve ser apresentada a carteira de vacinação (se possuir), neste sábado, 30, no Proteger Vacina ou de segunda a sexta-feira em todas as unidades de saúde do município de Candeias, que possuir sala de vacina.

A doença Sarampo

Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando a doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.

Os principais sintomas do sarampo são: febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos nariz escorrendo ou entupido, mal-estar intenso. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.