Acompanhe as últimas notícias da Cidade de Candeias na Bahia com credibilidade na informação sobre política, esportes e ações policias da região.

Santa Dulce dos Pobres será homenageada com praça e imagem em bronze


Candeias, na Região Metropolitana, a 46 km de Salvador, foi a primeira cidade da região a homenagear Irmã Dulce, depois da morte da freira, que dedicou toda a vida ao serviço de doação e amor ao próximo, especialmente aos menos favorecidos. Teve o exemplo de amor e fé imortalizados na cidade, quando foi instalada em 2000 uma imagem em via pública a qual a população deu o nome de Praça Irmã Dulce. As vésperas de se tornar a primeira santa nascida no Brasil, no próximo dia 13 de outubro, em cerimônia a ser realizada no Vaticano, Santa Dulce dos Pobres será agora homenageada oficialmente pelos candeenses, isso por que só em 16 de setembro de 2019 a Prefeitura sancionou a Lei Municipal de nº 1.203/2019 que dá ao local o nome de Praça Santa Dulce dos Pobres. O local vai receber no dia 19 de outubro a imagem da Santa, em tamanho real, esculpida em bronze, em um grande ato de homenagem e comemoração.

Vale ressaltar que esta é a primeira vez que a praça é denominada via decreto, regulada perante o poder público. O projeto de Lei foi encaminhado pela Prefeitura, aprovada pela Câmara e, em seguida, sendo sancionada pelo prefeito Dr. Pitagoras Ibiapina.

A praça totalmente reformada vai contemplar, além do monumento em bronze (Imagem da Santa), em tamanho real, esculpida pela renomada artista plástica, Vânia Braga, piso composto por pedra portuguesa entrepostas formando uma cruz ao centro, piso tátil para portadores de deficiência visual e acessibilidade para cadeirantes, em um ambiente com novo paisagismo, que vai deixar a praça monumental mais acolhedora.

Anjo bom da Bahia

O fato da futura santa ser a primeira nascida em terra brasileira beatificada, enche de orgulho principalmente os conterrâneos baianos. E para comemorar este fato histórico, a Prefeitura vai realizar uma grande festividade com missa campal, show com banda católica e entrega à população da Praça Santa Dulce dos Pobres, no dia 19 de outubro. Na festa que vai contar com a presença do Bispo da Diocese de Camaçari, Dom João Carlos Petrini, além de fiéis e devotos de toda região, será transmitido também o filme sobre a vida e obras da santa.

De acordo com o prefeito, a nova praça vai reforçar ainda mais, junto com o Santuário de Nossa Senhora das Candeias, a imagem do turismo religioso que é tão pujante no município além da realização de um grande evento celebrativo. “Decidimos homenagear esta que á primeira Santa Católica brasileira com uma estátua em bronze. Sendo Candeias uma cidade muito religiosa iremos realizar nossa homenagem em comum acordo com párocos e toda comunidade”, destaca.

Imagem da Santa

A nova imagem vai substituir a antiga, esculpida em gesso, destruída em março deste ano por uma moradora que sofria de transtornos psicológicos. A imagem danificada está sendo restaurada pela Prefeitura e será doada para primeira comunidade dedicada à Santa Dulce dos Pobres, localizada em Saldanha, no distrito de Menino Jesus.

Programação de homenagem a Santa

15h – MINISTÉRIO APOLOGÉTICO

16h – EXIBIÇÃO FILME

17h – SOLENIDADE DE INAUGURAÇÃO DA PRAÇA

18h – MISSA CAMPAL

19:30h – CELINA BORGES

Serviço

O quê – Inauguração da praça e homenagem a Santa Dulce dos Pobres

Quando – 19 de outubro de 2019

Onde – Praça Santa Dulce dos Pobres

Hora – 15h

  1. Jorge Meneses
    Jorge Meneses Diz

    Daqui há uns tempos vão colocar ela no lugar de Jesus “ mim poupe VIu “bando de hipocrisia e apostasias

  2. Santos Jailson
    Santos Jailson Diz

    APÓSTOLO PAULO UM DOS MAIS USADOS PARA DOUTRINA DO NOVO TESTAMENTO TAMBEM FOI USADO PARA CURAR E ELE MESMO NUNCA EM MOMENTO ALGUM SE INTITULOU SANTO OU PEDIU REZA EM SEU NOME OU ESTATUA ROMARIA ADORAÇÃO VENERAÇÃO ASSIM COMO IRMÃ DULCE SE TEM ALGO ERRADO NESTE SENTIDO NÃO EXISTE CULPA DE IRMÃ DULCE QUE SE LIMITOU EM FAZER O BEM SEM OLHAR A QUEM MESMO SEM NADA NAS MÃOS E PODENDO TER TUDO PESSOALMENTE PREFERIU SER POBRE E AJUDAR OS QUE ESTAVAM NA PENÚRIA E SEU LEGADO SE TRANSFORMOU NO MAIOR HOSPITAL FILANTRÓPICO ONDE ATEUS CATÓLICOS ESPIRITAS EVANJÉLICOS CATÓLICOS E DEMAIS CREDOS BUSCAM A CURA DO CORPO É INEGAVEL SUA CONTRIBUIÇÃO PARA SOCIEDADE COMO BENFEITORA E TODA HOMENAGEM É JUSTA E SE ALGUÉM PECA NA HOMENAGEM QUE RESPONDA POR SÍ O QUE NÃO PODE É UM MONTE DE IMBECIS ARROGANTES IMPRESTAVEIS QUE NÃO ABRE MÃO DE UM CENTAVO PRA AJUDAR NINGUEM NEM DEDICA UM MINUTO DO SEU TEMPO AJUDANDO OS CARENTES JOGANDO PEDRA NA HISTORIA DE IRMÃ DULCE SE ACHANDO ISSO SIM UM SANTO DE PAU ÔCO HIPÓCRITA MISERAVEL . ESTES ATÉ MESMO CRISTO REJEITOU

  3. Adriana Cibele Silva
    Adriana Cibele Silva Diz

    Para nós cristão não define sobre a sua escultura.
    Teremos a santa palavra proclamada na Missa.
    E a homenagem a ela é valida pelo simples exemplo de amor ao próximo como Cristo nos ensinou. Coisa rara nos dias atuais já que a maioria só provoca discórdia, desunião e desrespeito.

    Deus nos ajude para que possamos ser cada vez mais operários para a sua mercê pois ela é grande.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.