Acompanhe as últimas notícias da Cidade de Candeias na Bahia com credibilidade na informação sobre política, esportes e ações policias da região.

Prefeitura em parceria com Senai certificam 140 jovens

Foto: ASCOM

Na manhã desta quarta-feira, 17, foi realizada a solenidade de certificação de 140 jovens que participaram dos cursos oferecidos pelo Centro de Formação Profissional (CFP), do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), de Candeias. A Prefeitura, em parceria com a FIEB (Federação das Indústrias do Estado da Bahia), por meio do Senai, iniciou no mês de janeiro os cursos de qualificação e profissionalização, o que marcou o início de uma nova história para muitos moradores da cidade.

No pronunciamento, o prefeito de Candeias, Dr. Pitágoras Ibiapina, afirmou estar feliz com essa realização. “É um sonho do povo de minha cidade que realizamos. Agora nossos jovens possuem qualificação profissional para enfrentar o mercado de trabalho” enfatizou o prefeito. Que também lembrou que o terreno foi doado pelo município na legislatura passada, com aprovação unânime dos vereadores que estiveram imbuídos desse desejo do povo.

A Prefeitura investiu R$ 1 milhão de reais para manter os cursos, custeando o funcionamento, os profissionais e professores, do Centro de Formação Profissional do município. O chefe do executivo garantiu que muito mais virá daqui para frente. Lembrando que ao lado do prédio do Senai será construída a nova Escola do Sesi (Serviço Social da Indústria), de Candeias.

O coordenador da unidade, Iran Braga, agradeceu a parceria entre a Prefeitura e o Senai, “ Hoje é um dia muito importante, estamos concretizando um projeto que iniciamos desde
2018, sempre buscando melhor para a população de Candeias por isso, implantamos
uma grade de cursos que beneficiasse os munícipes”, disse.

Representando a Câmara, o vereador Gil Soares, falou da importância da unidade do município, destacando principalmente a participação de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Para o Erico de Jesus, a conclusão do curso de reparador de microcomputador é a possibilidade de acrescentar ao curriculum uma qualificação para disputar uma vaga no mercado de trabalho, “ Estou feliz com a conclusão deste curso, espero em Deus em breve estar trabalhando, sei que não é fácil, principalmente para quem tem limitações físicas como a minha mas, estou pronto”, relata.

Neste primeiro momento, foram ofertados pela Sedas (Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social), destinados às pessoas em vulnerabilidade social, os cursos de qualificação profissional como: montador e reparador de microcomputador, operador de telemarketing, auxiliar de operações logísticas, electricista instalador predial de baixa tensão.
Especificamente para estes cursos um dos requisitos para a inscrição foi estar cadastrado no programa Bolsa Família, do Governo Federal, ou no PAI (Programa Atenção Integral), do município.

Também a Secretaria de Emprego e Renda (Semter), disponibilizou para a população cursos profissionalizante de conferente, auxiliar administrativo, auxiliar de operações logísticas e
operação de empilhadeira a combustão.
O Centro de Formação Profissional do Senai, fica ao lado do prédio do Ministério Público do
Estado, em área de 6.000m2, 417m2 e conta com quatro salas de aula, um laboratório de informática, uma sala de professores, uma sala de leitura, um galpão e amplo estacionamento. E atende cerca de 750 alunos nos turnos manhã, tarde e noite.

Prestigiaram a cerimônia de certificação do CFP, os secretários de Governo, Jarinho; de Emprego e Renda, Junior CCA; de Indústria e Comércio Ana Paula Soares; de Saúde, Soraia Cabral; de Desenvolvimento e Assistência Social, Joelma Aneide; de Administração, Washington Campos; de Desenvolvimento e Planejamento Urbano, Robson Santana; de Esportes e Lazer, Antônio Gilson; de Trânsito e Transportes, Nininho; do Meio Ambiente, Toni Gleidison; de Finanças, Camilo Pinto; de Obras, Francisco Fialho, os vereadores Gil Soares, Val Enfermeiro, Rita Loira; Nal da San Martim, além de alunos e servidores municipais.

  1. Edivanda Moura
    Edivanda Moura Diz

    E quando começa a inscrição pra outros jovens??

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.