Acompanhe as últimas notícias da Cidade de Candeias na Bahia com credibilidade na informação sobre política, esportes e ações policias da região.

Famílias de baixa renda de Candeias receberam alimentos orgânicos do PAA

Foto: Rafael dos Anjos

Eranildo Manoel é um dos agricultores familiares do município que venderam produtos para o Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, na última compra do ciclo, realizada no fim do mês de maio, no Centro de Referência de Assistência Social – Cras/Malémba. No total, a ação adquiriu mais de três toneladas de alimentos beneficiando 250 famílias em situação de vulnerabilidade social, assistidas pela unidade do Cras. Os produtos são comprados de agricultores familiares de Candeias e doados para famílias de baixa renda.

Com esta oitava e última compra do ciclo, no valor de R$ 15 mil, o município fechou o valor total disponibilizado de R$ 162,5 mil para aquisição de alimentos, com mais de 20 toneladas de alimentos doados para as famílias.

A primeira compra, realizada no mês de outubro de 2018, atendeu 100 famílias.

Programa

De acordo com a técnica do PAA no Estado, Liana Mendes, todas as compras realizadas atenderam a expectativa do programa e ocorreram sem anormalidade. “Não tivemos problema nenhum nas compras em Candeias e os alimentos doados para as famílias em situação de vulnerabilidade, foram de qualidade”, disse.

Para a secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Joelma Aneide, os alimentos orgânicos dão mais qualidade de vida as famílias contempladas. “As frutas, verduras e legumes são fontes de vitaminas, minerais e fibras, que têm papel importante para o corpo”, falou.

A agricultora, Teobalda Santos, que vendeu alimentos em todas as oito compras do PAA se sentiu muito feliz por garantir uma renda a mais e principalmente por estar levando alimento saudável para a mesa de centenas de famílias de baixa renda.

A coordenadora do programa no município, Edmaria Bispo, falou da grande possibilidade do PAA ser renovado no município e salientou que para finalizar esse ciclo, vai ser realizado um evento com agricultores, beneficiários e representantes dos órgãos públicos, municipais e estaduais.

PAA

Criado em 2003, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma ação do Governo Federal no enfrentamento da fome e da pobreza no Brasil e, ao mesmo tempo, fortalecer a agricultura familiar. Para isso, o programa utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações, estimulando os processos de agregação de valor à produção.

O programa é executado com recursos da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) e do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), estados (Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social – SJDHDS) e municípios.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.