Acompanhe as últimas notícias da Cidade de Candeias na Bahia com credibilidade na informação sobre política, esportes e ações policias da região.

Eleitores dormem na fila para fazer o recadastramento biométrico em Candeias

Eleitores de Candeias na região metropolitana de Salvador, se aglomeram na manhã desta sexta-feira (25), no cartório eleitoral da cidade, localizado no bairro Ouro Negro para a realizar o recadastramento biométrico.
Faltando um mês para encerrar o prazo, eleitores relatam que dormiram na fila que começou a ser formada ainda na noite de ontem (24), por volta das 18h40, para garantir senha de atendimento no penúltimo dia do recadastramento. “Cheguei ontem às 18h e até agora nada de resolver o problema. Agora estamos aqui no sol. Como pode um negócio desse? Olha a população como está. Isso é um absurdo”, disse o morador Carlos de Jesus. A fila já chega em frente a sede da Prefeitura de Candeias.

Além da fila e do tempo de espera, os eleitores relatam a falta de estrutura para o atendimento. O sol forte e a falta de limpeza nos banheiros químicos são as principais reclamações dos eleitores. O local conta apenas com dois banheiros que apresentam mau cheiro e sujeira, falta de local para alimentação, “Cheguei aqui às 4h30. Sou diabética , não posso me alimentar com tudo e o banheiro com o fedor horrível. Isso é uma humilhação para nós”, disse Helena Silva.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE/BA), dos 62.777 eleitores, apenas 20.725 foram recadastrados biometricamente até a última segunda-feira (14). O número significa que apenas 33,01% do eleitorado da cidade cadastraram as digitais.

O prazo para fazer o recadastramento biométrico encerra no dia 22 de fevereiro. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, no Fórum Desembargador Ivan Brandão. Segundo o cartório do município, poderão ser distribuídas senhas para os eleitores em caso de grande fluxo no local, a fim de que não ultrapassar o horário de atendimento.
Para fazer o recadastramento biométrico, o eleitor deve apresentar originais do documento de identidade e comprovante de residência atualizado. A depender do caso, deverá também levar os comprovantes de quitação de multa. O eleitor que não comparecer terá o título cancelado.

Para saber como está a sua situação perante a Justiça Eleitoral, o eleitor poderá consultar e imprimir a multa (se houver), no site do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia. A pesquisa é feita no menu principal, seguindo o caminho: Eleitor > Débitos do eleitor.

Estão obrigados a fazer o recadastramento biométrico todos os eleitores domiciliados no município de Candeias, inclusive aqueles cujo voto é facultativo (analfabetos, eleitores com idade entre 16 e 18 anos e os maiores de 70 anos de idade). A exceção é somente para aqueles que já realizaram a coleta de dados biométricos na respectiva municipalidade. A multa para quem não realizar o recadastramento varia de R$ 3,51 a R$ 35,10.

  1. Girlene Carneiro
    Girlene Carneiro Diz

    Kkkkkkkk, não faça nenhuma questão de mim recadastrar,pra votar em quem? Não vejo ninguém.Creio que Pitágoras foi a minha última decepção kkkkkkkk.

  2. Fabricio Oliver
    Fabricio Oliver Diz

    Eu fui no primeiro dia tava tão vazio e rápido deu tempo de a van ir na prefeitura deixar passageiros e voltar pra me pegar

  3. Jose Donato Santos
    Jose Donato Santos Diz

    O povo nao agravando a todos nao tem e vergonha por isso que essas coisas aconteçe em nosso pais.?

  4. Jose Donato Santos
    Jose Donato Santos Diz

    Por isso que eu nao faço questão de voltar em ninguém porque eles nao ta nem ai pros eleitores

  5. Neide Almeida
    Neide Almeida Diz

    Que vervonha cade. as autoridades da cidades

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.