Rascunho automático

Técnicos do Governo do Estado e da União visitam áreas de risco de Candeias

Por Redação
4 Min

Representantes dos Ministérios da Integração e Cidades, técnicos da Conder e da Sedur estiveram nas principais áreas de risco da cidade

Representantes dos Ministérios da Integração e Cidades, técnicos da Conder e da Sedur | Foto: Abdias Alves
Representantes dos Ministérios da Integração e Cidades, técnicos da Conder e da Sedur | Foto: Abdias Alves

Na manhã desta quinta-feira (28), a Defesa Civil da cidade de Candeias acompanhou um grupo formado por técnicos dos Ministérios da Integração e Cidades e representantes do Governo do Estado, através da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder) e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado, para uma visita nas principais áreas de risco que foram ainda mais agravadas por conta das fortes chuvas que assolam a região desde o início do mês de abril.

A visita teve o objetivo de avaliar a gravidade da situação que cidade atravessa desde o dia 8 de abril, quando as chuvas começaram a castigar toda a região. Desde a publicação do Decreto Municipal no dia 12 de abril, que declarou a Situação de Emergência, o Estado também reconheceu a situação de emergência no dia 17 de abril e visitas constantes foram realizadas pelo prefeito Sargento Francisco aos Ministérios da Integração e Cidades na tentativa que trazer recursos para a contenção de encostas e para minimizar os danos causados pelas chuvas.

Na semana passada, o prefeito de Candeias apresentou ao Ministério de Integração um Plano de Trabalho detalhado com todas as áreas afetadas pelas chuvas. “Nós mobilizamos todas as esferas de Poder para o problema que nossa cidade atravessa. Para nós, esta visita representa mais um passo para que o apoio esperado pela população seja concretizado e ajude nossa cidade a voltar à normalidade”, afirmou o prefeito Francisco.

Estavam presentes na visita Walney Wolf, gerente da Área de Prevenção (Ministério das Cidades); Rony Peixoto, engenheiro (Ministério da Integração), os representantes da Conder: Júri Falcão e Luis Jenkins (engenheiros), Raimundo Ribeiro e Roberto Facneti (Consultores Técnicos) e o representante da Secretaria Desenvolvimento Urbano, Robson Santana- Assessor Especial do Gabinete.

Auxílio emergencial com Recursos Próprios – No dia 15 de abril, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedas) estabeleceu a concessão de auxílio emergencial destinado à provisão de meios de subsistência aos desabrigados e desalojados em decorrência das recentes chuvas, através do Decreto nº 18/2015, para beneficiar aqueles que perderam suas casas ou que tiveram suas residências condenadas por risco de desabamento devido às recentes chuvas. O valor do benefício é de R$ 250,00, destinado a auxiliar nas despesas da condição de desabrigado, sendo concedido de acordo com critérios expressos no Decreto nº 18/2015. O benefício começou a ser repassado no dia 8 de maio.

Liberação da União para atender necessidades emergenciais - O Ministério da Integração Nacional autorizou empenho e transferência de recursos para o município de Candeias no valor de R$ 79.462,00 (setenta e nove mil, quatrocentos e sessenta e dois reais), através da Portaria nº 92, de 8 de maio de 2015, para a execução de ações de socorro e assistência às vítimas. Os recursos serão empenhados a Título de Transferência Obrigatória e o prazo para execução das obras e serviços será de 180 dias, a contar da data de publicação no Diário Oficial da União, que foi feita no dia 11 de maio de 2015.

Compartilhe Isso
- Advertisement -