Municípios realizam desfile cívico de Sete de Setembro

Por Redação
4 Min

desfile

As cidades de Camaçari, Candeias e São Francisco do Conde realizam na próxima segunda-feira (7) o tradicional desfile cívico-militar para celebrar os 193 anos da Independência do Brasil. Nas três cidades da Região Metropolitana, é esperada a participação de mais de cinco mil pessoas no momento cívico do país.

Em Candeias, o desfile cívico acontecerá na Praça Dr. Gualberto Fontes e terá início às 8h, com hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e de Candeias. Participarão do desfile os alunos  Colégio da Policia Militar e das fanfarras das escolas municipais. Este ano, as homenagens a Independência do Brasil tem como tema “Formação do Povo Brasileiro”.

Camaçari

Na cidade do Polo, cerca de 2.200 estudantes de 13 escolas públicas e particulares do Município, além de 800 profissionais da Educação e nove fanfarras que acompanharão as apresentações das escolas. O desfile será realizado no bairro Gleba E, a partir das 8h, e na localidade de Parafuso, às 15h que este ano tem como tema: “Encontro de Culturas Brasileiras”.

No bairro Gleba E, o desfile acontece na rua das Flores, com saída nas proximidades da Escola Experimental Marina Tavares, em direção à Associação de Moradores. O palanque e a arquibancada estão montados em frente à praça principal do bairro. O desfile contará ainda com a participação do Tiro De Guerra, dos Desbravadores e do Grupo de Escoteiro Capuamy. Já em Parafuso o desfile acontecerá às 15h, e saíra da Rua Marechal Floriano Peixoto em direção ao Largo 2 de Julho.

São F. do Conde

Já no município de São Francisco do Conde, as comemorações, que este ano traz como tema tema “A independência se faz com a participação de todos”, estão marcadas para as 8h, com saída do Largo da Cubamba, seguindo pela Rua Ministro Bulcão Viana, Praça da Santa Cruz, Avenida Santa Rita, largo do CRESAM, Largo Maria do Benzê, Mercado Cultural, Avenida Barão do Rio Branco e encerrando na Praça da Independência.

Para garantir a segurança dos alunos e das pessoas que vão assistir ao desfile, o Departamento Municipal de Trânsito, interditou das ruas na Orla Marítima, próximo a Câmara de Vereadores, Rua Ministro Bulcão Viana, Rua 29 de Junho, Rua Raimundo Ribeiro e Largo da Cubamba. Devido a mudança, o embarque e desembarque de passageiros será na Rua Rodolfo Tourinho, próximo ao posto Nova Era.

Irão participar do desfile: a comitiva do prefeito Evandro Almeida, Filarmônica Lira 30 de Março, Samu, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, alunos do Centro Educacional Claudionor Batista (CECBA), Instituto Municipal Luís Viana Neto (IMLVN), Centro de Estudos de Aperfeiçoamento do Saber (CEAS), do Joaquim Alves Cruz Rios, Banda FANCECBA, Banda FAMUSFC, Banda BAMJACR, Banda FANSIB, Desbravadores, Semente de Deus e a equipe da Secretaria Municipal da Educação (Seduc).

História da Independência do Brasil

A Independência do Brasil ocorreu em 7 de setembro de 1822. A partir desta data, o Brasil deixou de ser uma colônia de Portugal. A proclamação foi feita por D. Pedro I, as margens do Riacho do Ipiranga, em São Paulo. D. Pedro I foi coroado imperador do Brasil, em dezembro de 1822.

Compartilhe Isso
- Advertisement -