Ciclone causa mortes e provoca estragos em RS e SC e no Uruguai

Por Redação
4 Min
Complexo penitenciário em Tubarão — Foto: PM/ Divulgação

A terça-feira, 17, foi conturbada nos municípios do Rio Grande do Sul, em especial nas cidades da região Leste do estado com a chegada do ciclone subtropical Yakecan, prevista pelos meteorologistas com antecipação. Em consequência deste fenômeno, por precaução, vários municípios gaúchos tiveram que suspender as aulas nas escolas e universidades entre terça e quarta-feira, 18. Em Porto Alegre, ainda na noite de segunda-feira, 16, um pequeno barco com três pescadores naufragou no lago Guaíba causando a morte de uma pessoa. O corpo da vítima, identificado como Ademar Silveira da Silva, de 51 anos, foi encontrado pelos bombeiros na manhã desta terça-feira, 17, na zona sul da capital. Os outros dois tripulantes conseguiram se salvar. Cerca de 200 mil gaúchos ficaram sem energia elétrica por causa dos fortes ventos.

Continua depois da Promoção

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (InMet), a tempestade deve provocar ventos de mais de 100 km/h até o decorrer da noite desta quarta-feira, 18, quando começa a perder força. O fenômeno foi classificado como alerta vermelho, o mais grave do sistema de avisos do órgão. O Uruguai, país que faz fronteira com o Brasil no Rio Grande do Sul, também foi fortemente afetado pelo ciclone. Pelo menos uma pessoa morreu no país devido ao ciclone. A capital Montevidéu e a cidade de Punta del Este estão entre as mais afetadas.

Em Santa Catarina, a Defesa Civil emitiu alerta nesta terça-feira, 17. A população deve procurar locais bem abrigados, longe de janelas, vidros e evitar deslocamentos durante o período, devido ao risco de queda de árvores e postes. Em todo litoral, há previsão de mar grosso e agitado, com risco de ressaca, alagamentos e formação de ondas de até cinco metros na região da Grande Florianópolis até o sul do estado. Não são recomendadas atividades esportivas e a navegação de embarcações de pequeno porte.

Em Porto Alegre, na manhã e tarde desta terça-feira, 17, houve o registro de quedas de árvores em algumas ruas e avenidas, inclusive bloqueios parciais no trânsito devido aos incidentes provocados pela ventania. Segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), em um boletim divulgado no final da tarde desta terça-feira, aponta que foram registradas ocorrências de seis árvores caídas sobre as vias e quatro semáforos fora de operação, no entanto não há significantes alagamentos que prejudiquem o fluxo de trânsito na capital até o presente momento.

Continua depois da Promoção

As empresas responsáveis pelo abastecimento de energia elétrica e água no Rio Grande do Sul, diante a situação de alerta, anunciaram reforço no atendimento à população nesta terça-feira.

No município de Rio Grande, no extremo Sul do Estado, os ventos chegaram a 95 km/h nas praias do Cassinho e na Barra. Toda a costa litorânea do Rio Grande do Sul está sob alerta e a Marinha do Brasil orienta as embarcações para que não naveguem, em razão do mau tempo e grandes ondulações que podem ultrapassar os 4 metros.

Neve no RS

Depois de Santa Catarina registrar os primeiros flocos de neve na manhã desta terça-feira, agora foi a vez nevar em São José dos Ausentes e Cambará do Sul, na região dos Campos de Cima da Serra. Os primeiros flocos caíram no final da tarde desta terça-feira e as temperaturas nas duas cidades oscilam neste momento entre 0ºC e 2ºC. Em São Francisco de Paula e Canela houve registro de chuva congelada nesta terça-feira.

Compartilhe Isso
- Advertisement -