Uma mãe saiu do coma induzido após sentir o toque da pele do recém-nascido pela primeira vez, 23 dias depois do parto. O caso emocionante envolvendo Amanda Cristina Alves da Silva, de 28 anos, veio à tona nesta quinta-feira (4).
Tudo ocorreu na Maternidade-Escola Assis Chateuabriand (Meac-UFC), que fica em Fortaleza. A mãe foi levada ao hospital após uma intensa de convulsão. Como ela estava com 37 semanas de gestação, os médicos optaram por fazer uma cesária de emergência e sedaram seu corpo.
O menino ficou internado durante seis dias na UTI neonatal, já a mãe foi para o pós-operatório na UTI obstétrica. “Uma semana após a internação, começamos a retirar o remédio que a mantinha dormindo, porém, ela não respondeu como esperávamos. Só conseguimos desligar a sedação nove dias após sua entrada no hospital. Apesar de todos os exames atestarem que ela tinha boa resposta neurológica, ela não se movimentava, só mexia os olhos”, disse.
Leia Também
De acordo com a revista ‘Crescer’, os médicos já estavam ficando sem esperanças quando a enfermeira Fabíola sugeriu colocar mãe e filho juntos. O último recurso deu mais certo do que poderiam imaginar.
“Colocamos Vitor Hugo em seu tórax e como ela não conseguia mexer os braços, nós levamos os braços dela até o bebê, para que a abraçasse. Foi quando vimos sair gotas de leite dos seus seios. Isso após 23 dias do parto! Jamais esperávamos uma resposta tão rápida assim”, relatou.