São F. do Conde: para onde vai mais de 30 milhões todo mês?

Por Redação
3 Min

33285870

São Francisco do Conde é conhecida como a cidade rica, mas do povo pobre. Tem uma receita que chega aproximadamente a R$ 30 milhões mensal, oriunda dos royalties do petróleo. É de dar inveja a qualquer gestor baiano.

Continua depois da Promoção

São Francisco é o município mais rico da America Latina e a maior renda per capita do Brasil. Em contrapartida, toda essa riqueza não vem fazendo jus aos Queridos e Acolhedores Sanfranciscanos, que sofrem com desemprego, educação de péssima qualidade, saúde deixando a desejar, e sem perceptivas de um futuro melhor. A cidade era para ser uma referência em qualidade de vida no país, entretanto, os gestores passados e os atuais, reiteram o circulo vicioso atenuando a possibilidade de um crescimento educacional.

A máquina pública serve de emparelhamento eleitoral, no entanto, o poder da máquina é decisivo para uma eleição municipal, embora as conseqüências sejam trágicas para os munícipes. Os acordos escusos ficam sempre em primeiro plano.

s._francisco_do_conde-26

 

População e eleitorado

Continua depois da Promoção

O município tem uma população estimada em 33.183 habitantes e 28.905 mil eleitores, segundo o ultimo senso do IBGE. 87,1% são eleitores, um verdadeiro emparelhamento eleitoral. De acordo com a  Lei  9504/97, art. 92, inciso III, ressalta que, caso o percentual seja superior a 65%, o Tribunal Superior Eleitoral determinará de oficio a revisão ou correição das Zonas Eleitorais, o que já vem sendo feito.

Prefeita Rilza Valentim (PT)

rilza_valentim_entrevista_28-07-11_ft_gilberto-jr (12)

Rilza Valentim, prefeita reeleita em 2012, vem colecionando processos por improbidade administrativa. Não muito diferente dos seus antecessores. A gestora no inicio do seu primeiro mandato, deu um choque de gestão, porém, veio à decadência no final. E, conforme denúncia feita pela oposição, a mesma usou da máquina pública para se reeleger.

Pós-eleições, Rilza fez exonerações em massa, criando uma revolta popular - havendo manifestações constantes -, e aumentando o índice de reprovação em sua gestão. Se as eleições fossem hoje, com certeza, não teria êxito novamente.

Outras denúncias feitas pela oposição - que já tramitam na justiça – alegam que a prefeita adora fazer contratos com valores exorbitantes e irregulares, por exemplo: com festas, alugueis de carros, administração do hospital, dispensa de licitação irregular e etc.

Enfim, ultimamente, Rilza Valentim não sai dos holofotes. Esbanja seu carisma e dinheiro e está em todo tipo de mídia: rádio, jornal, site, TV e etc. Há dois meses esteve no programa do apresentador Ratinho no SBT, e a própria ressaltou que São Francisco do Conde é a cidade mais rica da América Latina, e que durante 30 anos o povo de São Francisco não sabia para onde ia esse dinheiro. Como nós do jornal TIA CÂNDIA somos curiosos, perguntamos: será que o povo Sanfranciscano agora sabe para onde vai mais de R$ 30 milhões todo mês?

Fonte: Jornal Tia Cândia

Compartilhe Isso
- Advertisement -