Canal Gov Lança Série “Afluentes” em Homenagem ao Fundo Amazônia
Nesta sexta-feira, 24 de outubro, às 12h25, o Canal Gov estreia a série “Afluentes”, uma produção do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) que promete dar voz a histórias inspiradoras de comunidades brasileiras que se beneficiam do Fundo Amazônia. Com o intuito de celebrar os 17 anos dessa importante iniciativa, a série traz à tona relatos de grupos que se dedicam à conservação ambiental na Amazônia, destacando a importância do desenvolvimento sustentável na região.
Composta por dez episódios, “Afluentes” apresenta projetos que receberam recursos do Fundo Amazônia, retratando a vida de populações indígenas, agricultores familiares, ribeirinhos e trabalhadores da segurança pública, entre outros. Cada episódio não só narra as experiências das pessoas envolvidas, mas também evidencia as transformações e avanços que essas iniciativas promovem na vida das comunidades. Ao final de cada história, são apresentados dados que contextualizam os investimentos realizados e o impacto sobre a população.
A diretora socioambiental do BNDES, Tereza Campello, destaca a relevância do Fundo Amazônia como a maior iniciativa mundial para a redução de emissões por desmatamento e degradação florestal (REDD+). “Desde 2009, foram aprovados 133 projetos, dos quais 31 (23,3%) foram aprovados apenas em 2023, beneficiando cerca de 260 mil pessoas”, afirma Campello. Ela enfatiza que “Afluentes” serve como um “afluente de um rio chamado Fundo Amazônia”, mostrando como recursos se transformam em ações concretas que impactam positivamente a vida das comunidades.
Leia Também
No episódio de estreia, as experiências dos Kayapós da Aldeia Piaraçu e dos agricultores familiares Scalsavara, de Nova Canaã do Norte (MT), serão o foco, evidenciando como suas ações contribuem para a preservação da floresta e o desenvolvimento sustentável.
Compromisso com a Sustentabilidade
O Canal Gov reafirma seu compromisso com a pauta socioambiental, especialmente em um momento crucial em que o Brasil se prepara para receber delegações internacionais para a COP 30. Além de “Afluentes”, o canal também exibe outras produções voltadas para questões climáticas, como a série de curtas-documentários “Justiça Climática” e o “Estúdio COP 30”.
“Ampliar os espaços de divulgação da série ‘Afluentes’ é um motivo de orgulho para a equipe do BNDES. É uma oportunidade de levar essas mensagens a mais pessoas em todo o país”, destaca Campello. A série, portanto, não só ilustra os avanços na preservação da Amazônia, mas também busca sensibilizar a sociedade sobre a importância da conservação ambiental.
Serviço
- Afluentes – Sexta-feira (24), às 12h25, no Canal Gov.
Sobre o Canal Gov
O Canal Gov é um veículo que oferece transmissões ao vivo e cobertura das ações do Poder Executivo, visando informar e facilitar o acesso dos cidadãos às políticas públicas. Com uma programação diversificada, destaca-se com programas como “Brasil em Dia”, “Bom dia, Ministro(a)” e o tradicional “A Voz do Brasil”.
Para mais informações, sintonize no canal digital aberto: 1.2 (SP) e 2.2 (demais estados), ou acesse o site Canal Gov. Acompanhe também ao vivo pelo YouTube e redes sociais @canalgov.
A série “Afluentes” promete ser um marco na comunicação sobre as iniciativas de preservação da Amazônia, mostrando que é possível unir desenvolvimento e conservação em prol de um futuro sustentável.
Com informações da Agência Gov
Curtiu? Siga o Candeias Mix nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, e Google Notícias. Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp e Telegram.

