Ministério da Saúde Aumenta Estoque de Antídoto para Intoxicação por Metanol
Na última quinta-feira (9/10), o Ministério da Saúde do Brasil recebeu um lote de 2,5 mil unidades do antídoto fomepizol, destinado a reforçar o estoque estratégico do Sistema Único de Saúde (SUS) para o tratamento de intoxicações por metanol, frequentemente associadas ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas. A distribuição das primeiras 1,5 mil unidades começou imediatamente, priorizando o estado de São Paulo, que concentra o maior número de casos reportados até o momento.
A distribuição do fomepizol ocorrerá em etapas, com o envio de 288 unidades para São Paulo e a entrega de quantidades específicas para outros estados, como Pernambuco (68 unidades), Paraná (84), Rio de Janeiro (120) e Rio Grande do Sul (80), entre outros. O restante das ampolas será distribuído para todo o país, garantindo que todas as regiões tenham acesso ao medicamento.
A aquisição do fomepizol é uma iniciativa inédita no Brasil, realizada em parceria com uma subsidiária de uma empresa japonesa e apenas oito dias após o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, acionar o Fundo Estratégico da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). O medicamento é considerado raro, devido à sua baixa produção mundial, o que torna sua importação ainda mais significativa.
A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Mariângela Simão, destacou a importância do fomepizol como uma alternativa ao tratamento já existente, que utiliza etanol farmacêutico. Com a eficácia comprovada, o antídoto impede a metabolização do metanol em ácido fórmico, evitando complicações graves, como a acidose metabólica.
Além disso, o Ministério da Saúde está em colaboração com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para identificar potenciais fornecedores internacionais do medicamento. A urgência nessa medida é clara, uma vez que, até o dia 8 de outubro, o Brasil registrou 259 notificações de intoxicação por metanol, com 24 casos confirmados e 235 em investigação. São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul são os únicos estados com casos confirmados até agora.
O uso do etanol farmacêutico, que já está disponível em todas as unidades da federação, é uma opção imediata para profissionais de saúde, que não precisam esperar a confirmação laboratorial para seu uso. O Ministério da Saúde também anunciou que receberá doações de 12 mil ampolas de etanol farmacêutico, garantindo um tratamento emergencial eficaz para as vítimas de intoxicação.
Com a intensificação das ações e a ampliação do estoque de antídotos, o Ministério da Saúde busca não apenas responder à atual crise de intoxicações, mas também prevenir futuros incidentes, assegurando que todos os estados tenham acesso a tratamentos adequados e eficazes. A situação continua em monitoramento, com esforços concentrados para combater os riscos associados ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas.
Com informações da Agência Gov
Curtiu? Siga o Candeias Mix nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, e Google Notícias. Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp e Telegram.