Governo Lula e o Reforço na Gestão Pública: Uma Nova Era para a Indústria Nacional
Na última sexta-feira (26/9), a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, participou de um encontro do Fórum Nacional da Indústria, onde recebeu pedidos de reforço no quadro de servidores da União em órgãos estratégicos como a Receita Federal e agências reguladoras. A conversa, embora não tenha sido o foco principal do evento, destacou a necessidade urgente de mais contratações na administração pública para atender às demandas do setor empresarial e da sociedade.
Durante sua fala, Dweck enfatizou a visão do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que acredita no desenvolvimento conjunto dos setores público e privado. "Fico feliz em ver que partilhamos a visão de que o Estado precisa de mais servidores para atender às demandas da sociedade", afirmou a ministra, ressaltando que, ao assumir em 2023, encontrou uma situação de desmonte em várias áreas e que o governo já recontratou 15 mil servidores, embora reconheça a necessidade de uma estrutura mais enxuta e moderna.
Além da questão de pessoal, a ministra convocou a indústria a colaborar na elaboração da Estratégia Nacional de Compras Públicas. Essa estratégia visa utilizar o poder de compra do Estado como um instrumento de desenvolvimento tecnológico e sustentável, uma vez que as compras públicas representam quase 12% do PIB brasileiro. "Precisamos muito da parceria da indústria para que possamos fazer essa grande Estratégia Nacional de Compras Públicas", disse Dweck, reforçando a importância do envolvimento de estados e municípios nesse processo.
O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, também participou do evento e destacou a relevância das compras públicas como um mecanismo de defesa da economia. Ele ressaltou que a CNI está disposta a trabalhar ativamente com o governo na formulação de políticas que incentivem o desenvolvimento local, a sustentabilidade e a inclusão. Durante o debate, representantes da indústria sugeriram a adoção de critérios que favoreçam empresas que implementem políticas de descarbonização e diversidade.
Dweck anunciou ainda a criação de um observatório de compras públicas, que facilitará o acesso a dados e informações sobre as contratações do governo, permitindo uma análise mais precisa de seu impacto regional e socioambiental. A ministra acredita que iniciativas como essa são fundamentais para transformar o Estado e torná-lo mais eficiente, destacando que a política de compras públicas é parte integral da agenda de retomada do crescimento econômico e social do Brasil.
A ministra concluiu sua participação reafirmando que a agenda do governo está gerando resultados positivos, como a baixa taxa de desemprego e a melhoria das condições de vida, evidenciando a importância de uma colaboração mútua entre os setores público e privado. A proposta é que, ao caminhar juntos, Brasil possa enfrentar os desafios atuais e construir um futuro mais próspero e sustentável.
Com informações da Agência Gov
Curtiu? Siga o Candeias Mix nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, e Google Notícias. Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp e Telegram.