banner

COP 30 inicia consultas para aprofundar debates antes de Belém

3 Min

COP 30 Inicia Consultas para Preparativos da Conferência do Clima

A Presidência da COP 30 anunciou, nesta terça-feira, 19 de agosto, o lançamento de um ciclo de consultas destinado a aprofundar o debate sobre temas essenciais para a próxima Conferência do Clima. Em sua sexta carta à comunidade internacional, o embaixador André Corrêa do Lago, presidente designado da COP 30, enfatizou a importância de um trabalho colaborativo, inclusivo e transparente.

Tradicionalmente, as consultas são iniciadas na segunda semana das conferências climáticas, mas a antecipação desta vez visa facilitar um ambiente de diálogo aberto, essencial para resolver impasses técnicos e avançar em questões políticas relevantes. O embaixador destacou que "nenhuma ação demonstra mais compromisso com o multilateralismo e com o regime climático do que as NDCs apresentadas pelos nossos países".

As consultas abordarão não apenas temas mandatados, como a Meta Global de Adaptação e o Programa de Transição Justa, mas também questões levantadas durante as reuniões em Bonn, que ainda não estão na agenda formal de negociação. Este processo será realizado em colaboração com a Presidência da COP 29 e os presidentes dos Órgãos Subsidiários.

Um dos pontos críticos do debate será a resposta ao relatório síntese que a UNFCCC publicará em outubro, que revelará o quão distantes os países ainda estão de atingir a meta de limitar o aumento da temperatura global a 1,5°C. Até o momento, cerca de 75% das nações ainda não apresentaram suas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) para 2035. O embaixador fez um apelo para que esses países apresentem suas contribuições a tempo de serem incluídas no relatório.

Além dos temas já mencionados, as consultas também incluirão discussões em torno do Mapa do Caminho Baku-Belém para 1,3 trilhão, sinergias entre clima, biodiversidade e desenvolvimento sustentável, e a implementação de compromissos globais para combater o desmatamento.

As consultas terão início nas próximas semanas, começando com uma sessão virtual que envolverá todas as partes interessadas. Em seguida, estão programadas duas sessões presenciais: uma em Nova York, no dia 25 de setembro, e outra em Brasília, no dia 15 de outubro, durante a Pré-COP. Após cada uma dessas sessões, haverá reuniões virtuais para garantir que todos os envolvidos possam contribuir com suas perspectivas e preocupações.

O embaixador André Corrêa do Lago concluiu sua carta enfatizando a responsabilidade coletiva de transformar a imagem das NDCs em um quadro que assegure um planeta habitável, com melhores condições de vida para todos. O sucesso da COP 30 dependerá da disposição dos países em dialogar e colaborar em prol de um futuro sustentável, que possa deixar um legado positivo para as gerações futuras.

Para mais informações, acesse a página oficial da COP 30 e fique por dentro das últimas notícias relacionadas ao evento.

Com informações da Agência Gov

Curtiu? Siga o Candeias Mix nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, e Google Notícias. Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp e Telegram.
Compartilhe Isso