Investimento de R$ 40,6 milhões fortalece a Rede de Bancos de Leite Humano no Brasil
Em uma importante iniciativa para celebrar o Dia Mundial da Amamentação, o Ministério da Saúde anunciou um investimento de R$ 40,6 milhões para aprimorar os serviços oferecidos pelos bancos de leite em todo o Brasil. A medida, oficializada pela Portaria GM/MS n° 7.648, publicada em 1º de agosto, destina-se a 226 unidades da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR), com o objetivo de qualificar e expandir a assistência prestada.
A liberação dos recursos coincide com a abertura do Agosto Dourado, um mês dedicado à conscientização sobre a importância do aleitamento materno. O investimento é um passo significativo para que o Brasil mantenha sua posição como referência mundial em amamentação. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que amamentar é um ato que vai além da nutrição, enfatizando seu papel no fortalecimento do vínculo entre mãe e filho e nos benefícios à saúde de ambos.
Leia Também
A Semana Mundial da Amamentação (SMAM), que ocorre de 1º a 7 de agosto, traz este ano o tema “Priorize a Amamentação, crie sistemas de apoio sustentáveis”. Essa campanha digital visa mobilizar a sociedade para criar ambientes acolhedores, onde mães possam amamentar de forma exclusiva até os seis meses e complementar até os dois anos ou mais. O Ministério da Saúde espera que essa ação ajude a informar a população sobre os benefícios da amamentação, além de engajar cidadãos, profissionais e instituições na criação de sistemas de apoio.
O Brasil é reconhecido por possuir a maior e mais complexa rede de bancos de leite do mundo, uma iniciativa do Ministério da Saúde através do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz). Com 226 bancos distribuídos em todos os estados e no Distrito Federal, a rede é uma ação estratégica do Programa Nacional de Promoção, Proteção e Apoio à Amamentação e da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança.
Com os novos investimentos, os bancos de leite poderão melhorar seus serviços essenciais, incluindo coleta, processamento, armazenamento e distribuição de leite humano. Além disso, ações de comunicação e mobilização social serão implementadas para garantir que mais mulheres tenham acesso a orientações sobre a amamentação.
Os bancos de leite desempenham um papel vital ao oferecer leite humano para bebês prematuros ou de baixo peso internados em unidades neonatais. Eles também fornecem suporte e orientação para estimular a amamentação segura entre as mães. Em tempos em que a saúde infantil é uma prioridade, essa iniciativa reafirma o compromisso do Ministério da Saúde em promover práticas que salvam vidas.
Para mais informações sobre a campanha e seus objetivos, acesse a página especial da campanha.
Com informações da Agência Gov