banner

Classe média em ascensão: Bolsa Família impulsiona crescimento econômico

4 Min

Avanços no Combate à Fome e à Pobreza: Entrevista com o Ministro Wellington Dias

Na manhã desta terça-feira (22), o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, participou do programa “Bom Dia, Ministro”, transmitido ao vivo pelo Canal Gov, onde apresentou um panorama das conquistas da pasta no enfrentamento da fome e da pobreza no Brasil.

Durante a entrevista, Wellington Dias enfatizou a importância do Programa Acredita no Primeiro Passo, que visa a geração de renda através do emprego, empreendedorismo e capacitação. “Esse programa tem dado muito resultado”, afirmou, destacando como as iniciativas do MDS têm impactado positivamente a vida de brasileiros em situação de vulnerabilidade social.

Um dos dados mais expressivos apresentados pelo ministro foi a saída de quase 1 milhão de pessoas do Bolsa Família somente em julho, resultado do aumento da renda das famílias. “A classe média está crescendo, e boa parte é o público do Bolsa Família que está ascendendo”, celebrou Dias. Essa evolução é refletida na Regra de Proteção do programa, que garante suporte financeiro a famílias que estão em processo de melhoria de vida, permitindo que 536 mil delas alcançassem uma renda mensal entre R$ 218 e meio salário-mínimo.

Além disso, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) revelou que das 1,7 milhão de novas vagas de emprego criadas em 2024, 98,8% foram ocupadas por pessoas cadastradas no CadÚnico, com 1,27 milhão (75,5%) sendo beneficiários do Bolsa Família. “Nosso objetivo é tirar essas famílias da vulnerabilidade”, reiterou o ministro.

Plano Brasil Sem Fome

Wellington Dias também abordou as ações do MDS no combate à fome, com destaque para o Plano Brasil Sem Fome, que busca erradicar a fome no país até 2030. Na próxima semana, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) deve anunciar dados que indicam que o Brasil está a caminho de eliminar a fome. O ministro compartilhou números alarmantes, revelando que, em 2022, o Brasil contava com 33,1 milhões de pessoas passando fome, mas que esse número foi reduzido em 24,4 milhões, resultando na saída de 85% da população em insegurança alimentar severa.

“Se conseguirmos sair do Mapa da Fome até julho de 2026, será um recorde: erradicar a fome em apenas três anos, comparado aos 11 anos que levamos da última vez”, destacou Dias, reafirmando o compromisso do governo com a erradicação da fome.

“Bom Dia, Ministro”

O programa “Bom Dia, Ministro” é uma coprodução da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom-PR) e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Transmitido ao vivo a partir das 8h, o programa pode ser acompanhado pela TV, Internet e rádios, oferecendo à população um espaço para entender as ações e políticas do governo.

Com um enfoque claro nas conquistas sociais e econômicas, a entrevista de Wellington Dias não apenas traz esperança, mas também destaca a importância da continuidade das políticas públicas para garantir um futuro sem fome para todos os brasileiros.

Com informações da Agência Gov

Curtiu? Siga o Candeias Mix nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, e Google Notícias. Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp e Telegram.
Compartilhe Isso