A oposição em São Sebastião do Passé solicita a exoneração do secretário municipal de Infraestrutura, Carmerindo Santana, conhecido como Cacau da Mata, que também é filho da atual prefeita da cidade, Nilza da Mata (PSD). Os líderes oposicionistas pedem ainda que ele responda na Justiça a uma ação por improbidade administrativa. Desde janeiro de 2021, data da primeira posse da mãe, Cacau da Mata ocupa esse cargo.
As acusações contra o secretário ganharam força após um incidente ocorrido na noite do último dia 1º de maio. De acordo com relatos, ele teria invadido o hospital municipal aparentemente alcoolizado e tentou agredir um médico plantonista em uma sala destinada ao descanso dos profissionais. O motivo da invasão? A pressa em obter atendimento médico para um parente, mesmo que a pessoa já estivesse sendo assistida por outras equipes.
O médico, após a agressão, teve que registrar um boletim de ocorrência na delegacia local e notificar o Conselho Regional de Medicina (CRM). “Ele me tirou do banho à força, exigindo atendimento para um paciente que já estava sendo assistido por outros profissionais”, declarou o médico afetado pelo incidente.
O líder da oposição e ex-candidato a prefeito, Angelo Santana (PT), criticou a capacidade do secretário para ocupar tal posição. Segundo Angelo Santana, a experiência de Cacau da Mata em uma empresa familiar não se traduz em qualificações adequadas para um cargo tão estratégico na gestão municipal. “Na iniciativa privada, o foco é o lucro, enquanto na esfera pública, o objetivo deve ser o bem-estar da sociedade, que muitas vezes colide com interesses privados”, argumentou o petista.
Essa polêmica levanta questões relevantes sobre a ética na administração pública e a necessidade de que os gestores possuam não apenas vínculos familiares, mas também a qualificação essencial para atuar de forma responsável e eficaz na melhoria das condições da população.