A Orquestra Sinfônica da Bahia traz de volta o projeto ‘Cameratas nos Museus’, que ocorrerá entre os dias 19 e 25 de fevereiro, em quatro importantes espaços culturais de Salvador: Museu da Misericórdia, Museu de Arte da Bahia, Museu Geológico da Bahia e Museu Carlos e Margarida Costa Pinto.
Este projeto visa proporcionar uma experiência única ao público, unindo a música de câmara às ricas exposições desses museus. Os grupos de câmara da OSBA, compostos por talentosos músicos da orquestra, apresentarão concertos gratuitos nos dias programados. As formatações que se apresentarão incluem os grupos Quadro Solar, Bahia Cordas, Opus Lumen e Quarteto Novo.
A programação terá início no dia 19 de fevereiro, com os grupos Quarteto Novo e Opus Lumen se apresentando no Museu da Misericórdia, localizado no Centro Histórico, às 15h e 15h30, respectivamente. No dia seguinte, 20 de fevereiro, o Museu de Arte da Bahia, situado no Corredor da Vitória, receberá os grupos Bahia Cordas e Opus Lumen, também às 15h e 15h30.
As apresentações continuarão no dia 24 de fevereiro, no Museu Geológico da Bahia, onde Quadro Solar e Bahia Cordas se apresentarão às 15h e 15h30, respectivamente. Para encerrar essa série de concertos, no dia 25 de fevereiro, o Museu Carlos e Margarida Costa Pinto acolherá os grupos Quadro Solar e Quarteto Novo, também com apresentações programadas para os mesmos horários.
O projeto ‘Cameratas nos Museus’ tem como objetivo promover uma relação harmônica entre a música sinfônica e as ricas exposições culturais desses locais. No mês passado, o evento já foi um sucesso, atraindo grandes públicos em espaços como o Museu de Arte da Bahia e o Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira.
A programação musical conta com um repertório que mescla obras clássicas adaptadas para o formato de música de câmara e composições populares, tudo em sintonia com a atmosfera vibrante do verão baiano. “Os grupos de câmara da OSBA vão celebrar a diversidade musical, transformando cada acorde em uma ponte entre o passado e o presente, neste contexto cultural tão emblemático”, destaca Alexsandro Castanha, produtor do projeto.
‘Cameratas nos Museus’ faz parte do evento ‘Verão na Bahia, Um Estado de Alegria’, uma iniciativa do Governo do Estado, em parceria com a Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA). A proposta busca valorizar a diversidade cultural do estado, fortalecer os artistas locais e ampliar o acesso à arte e à música.
Serviço: OSBA apresenta – Cameratas nos Museus
Datas: 19, 20, 24 e 25 de fevereiro de 2026
Entrada: Franca (sujeita à lotação do espaço)
Locais e Programação:
19/02 (quinta-feira) | Museu da Misericórdia (Centro Histórico)
15h Quarteto Novo | 15h30 Opus Lumen
20/02 (sexta-feira) | Museu de Arte da Bahia (MAB) – Corredor da Vitória
15h Bahia Cordas | 15h30 Opus Lumen
24/02 (terça-feira) | Museu Geológico da Bahia (Corredor da Vitória)
15h Quadro Solar | 15h30 Bahia Cordas
25/02 (quarta-feira) | Museu Carlos e Margarida Costa Pinto (Corredor da Vitória)
15h Quadro Solar | 15h30 Quarteto Novo

