SDE revela estratégia dos ‘Projetos Indutores’ na FEBAFES na Bahia

Por Redação
2 Min
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) integrou a programação técnica da 16ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, realizada na quarta-feira (09/12) em Salvador. Este evento tem como objetivo promover iniciativas que fortaleçam a agricultura familiar e a economia solidária na Bahia.
Durante a feira, a SDE apresentou 12 (doze) projetos técnicos focados em microcrédito, destinados a serem financiados por instituições que operam o PRONAF. A proposta é fornecer modelos de referência que os profissionais do campo possam adaptar às realidades locais. Com ênfase em agroecologia e quintais produtivos, esses projetos visam impulsionar práticas de produção sustentável e garantir a segurança alimentar nas comunidades rurais.
A oficina também contou com a participação da equipe do Programa de Produção e Consumo de Alimentos Saudáveis (PAS Nordeste) na Bahia, que se reuniu para discutir a elaboração dos Planos Safras Territoriais. O evento recebeu a presença de secretários municipais de agricultura, técnicos de consórcios, além de representantes da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e dos Serviços Territoriais de Apoio à Agricultura Familiar (SETAFs).
Os modelos apresentados estão em fase final de validação e aprovação formal, prontos para servir como referência na criação de iniciativas nos territórios. “Foram elaborados, inicialmente, 12 Projetos Indutores, e a SDE teve papel fundamental na construção dessas propostas. Estamos na fase de homologação junto ao MDA, MDS e às instituições financeiras e, em seguida, eles serão repassados aos elaboradores de projetos técnicos da Bahia”, declarou Wecslei Ferraz, coordenador de Fomento ao Desenvolvimento Territorial e Agroindustrial da SDE.
A atuação da SDE na elaboração e construção desses projetos reafirma o compromisso do Governo do Estado com o fortalecimento da agricultura familiar, a promoção da inclusão produtiva e o desenvolvimento sustentável. Além disso, a parceria com o MDS, MDA e as instituições financeiras representa uma oportunidade estratégica para ampliar o alcance das políticas públicas, consolidando ações que impactam positivamente a vida de famílias em situação de vulnerabilidade na Bahia.
Curtiu? Siga o Candeias Mix nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, e Google Notícias. Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp e Telegram.
Compartilhe Isso