A movimentada agenda da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) buscou oportunidades de negócios para a Bahia, com a participação em diversos eventos tanto no Brasil quanto no exterior. A semana foi marcada por eventos como a Brasil Origem Week, a Feira de Pedras Preciosas e de Artesanato, visita técnica em Cooperativa de Produção Agropecuária e a Exposibram, que destacaram o potencial do estado.
Durante a abertura da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram), o secretário da pasta, Angelo Almeida, ressaltou que a Bahia ocupa a terceira posição na produção mineral no país e é o único produtor de vanádio e urânio. Ele comemorou a participação no evento, considerado um dos mais relevantes do setor de mineração da América Latina, e anunciou que Salvador sediará o congresso em 2025, ao lado do governador Jerônimo Rodrigues.
No Brasil Origem Week, realizado em Bruxelas, na Bélgica, a SDE destacou as oportunidades de negócios da Bahia, considerada a principal força econômica do Nordeste. A participação no evento reforçou o compromisso do governo estadual em atrair investimentos e promover negócios internacionais.
No interior do estado, o Centro Gemológico da Bahia (CGB) participou da Feira de Pedras Preciosas e Artesanato em Campo Formoso, enquanto representantes da SDE fizeram uma visita técnica na COOPAL, em Miguel Calmon. A ideia é replicar a experiência da cooperativa em um projeto de processamento de alimentos na Central de Abastecimento de Salvador, visando ajudar comunidades vulneráveis.
A agenda movimentada da SDE evidenciou o esforço do governo baiano em buscar oportunidades de negócios e promover o desenvolvimento econômico do estado, tanto no Brasil quanto no exterior.