O renomado chef francês Claude Troisgros foi responsável por encerrar, com casa cheia, o evento Mesa ao Vivo Bahia, realizado nos dias 6 e 7 de setembro no Mercado do Rio Vermelho, local conhecido como Ceasinha e administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Segundo dados do Mundo Mesa, organizador do evento, aproximadamente 2,4 mil expectadores prestigiaram o evento gastronômico. O apoio para a realização do Mesa ao Vivo veio da SDE, juntamente com as Secretarias de Turismo (Setur) e Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).
O secretário Angelo Almeida da SDE afirmou: “Reunimos na Ceasinha chefs locais, nacionais e internacionais. Ficamos muito felizes em realizar uma segunda edição consecutiva do Mesa ao Vivo. Tivemos dois dias de mercado lotado, celebrando a gastronomia baiana, o desenvolvimento econômico e o movimento da cadeia produtiva. Lançamos a campanha Sabores da Ceasinha para explorar o potencial do local. Convido a todos para conhecer o que nosso mercado tem de melhor.”
Mariella Lazaretti, diretora do Mundo Mesa, destacou que neste ano foi entregue um produto melhor e mais pessoas foram mobilizadas. “Foi um sucesso de público. A gastronomia baiana cresce com eventos como esse, em um ambiente como o da Ceasinha, onde a gastronomia se conecta com o produtor e aproxima toda a cadeia alimentar”, ressaltou.
O jornalista Dalton Soares, apresentador do quadro Panela de Bairro, foi um dos convidados da Cozinha Show. Ao lado de Edilai Fonseca, proprietária do restaurante Cantinho da Moqueca, no subúrbio ferroviário, compartilhou sua experiência culinária. “A minha apresentação foi simples, eu não sou chef, eu sou cozinheira. Avalio que a aula foi ótima, para gente comum igual a mim, que gosta de comer e experimentar coisas novas. Usei o peguari na minha receita, que apesar de simples, é diferente”, avaliou.
Fernanda Alves, estudante de gastronomia de 28 anos, expressou a importância de eventos como o Mesa ao Vivo em Salvador, onde grandes chefs compartilham suas experiências.