A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA) notificou na terça-feira (5) a Coelba por causa das interrupções de energia elétrica em alguns bairros de Salvador na segunda-feira (4).
De acordo com a Procon-BA, a fiscalização tem busca obter informações e documentos que esclareçam quais localidades foram afetadas pela falta de energia elétrica, o responsável pela manutenção preventiva e reparadora.
Além de verificar o número de consumidores prejudicados e o tipo de reparação que será apresentada e quais os planos estratégicos da empresa para atender as reivindicações dos consumidores prejudicados.
Ainda segundo o Procon-BA, a fiscalização busca esclarecimentos sobre o tipo de ação ou plano de contingência a ser implementado pela Coelba para que o fato não se repita. A Coelba deve apresentar relatório sobre a regularidade da manutenção realizada na rede de distribuição e nos materiais que envolvem a prestação dos serviços fornecidos pela empresa nos locais afetados.
Após o recebimento da notificação, a Coelba tem um prazo de 10 dias para apresentar as informações e documentos solicitados sob pena de cometimento de crime de desobediência e infrações das normas.
Em nota, a Coelba informou que tomou conhecimento da notificação na tarde desta terça-feira e que vai levantar as informações solicitadas pelo Procon-BA.
Protestos
Houve protestos na cidade hoje por conta da falta de energia. Pela manhã, um grupo com cerca de 20 pessoas fechou o trânsito em uma das pistas na avenida Bonocô em manifestação contra a luz. O protesto começou por volta das 9h30, nas proximidades da Casa Eloy, sentido Iguatemi.
Moradores do bairro do Uruguai também realizaram uma manifestação no início da tarde de terça-feira (5).
A Coelba informou que está trabalhando para restabelecer a energia nos locais afetados. O número de equipes de operação e manutenção continua com efetivo reforçado.