Semana da Cultura Negra em Candeias: Premiação Zumbi dos Palmares Reconhece Ativistas Antirracistas

Redação Redação 13499 vistos
3 Min

A Prefeitura de Candeias, através da Secretaria de Cultura e Turismo, realizou na última sexta-feira (24) a premiação Zumbi dos Palmares, evento que homenageia 35 personalidades negras e instituições do município que se destacaram em suas atuações no enfrentamento ao racismo. A iniciativa faz parte da programação da semana da cultura negra 2023.

O secretário da pasta, Professor Val, destacou que a proposta da gestão municipal é reconhecer e homenagear aqueles que, em suas áreas de atuação, têm contribuído significativamente para a luta antirracista. “Fazer resistência, combater o preconceito, criar projetos sociais e implementar ações nas escolas, comunidades e igrejas é necessário na sociedade em que vivemos”, afirmou.

Uma das condecoradas da noite, a ativista Mara Santos, ressaltou a importância de lembrar a luta do povo negro durante todo o ano, não se limitando a apenas um mês específico. Ela reforçou a necessidade de ser antirracista, destacando que o combate ao preconceito demanda um trabalho diário.

O evento visa dar visibilidade à trajetória, vida e atuação cotidiana dos homenageados no enfrentamento às discriminações raciais. Entre os premiados estão professores, profissionais da saúde, servidores municipais, artistas, esportistas, representantes da religião de matriz africana, empreendedores e ativistas.

Além das personalidades homenageadas, estiveram presentes na cerimônia a Chefe de Gabinete e primeira dama do município, Soraia Cabral, e o secretário de Gestão Pública e Serviços Públicos, Eriton Ramos.

Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, foi lembrado como figura histórica relevante que lutou pela liberdade de culto, religião e pelo fim da escravidão colonial no Brasil. O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, recorda o momento em que Zumbi foi assassinado, em 1695.

Homenageados:

Rogéria Guedes; Rafael dos Anjos; Mara Santos; Camila Brito; João Gualberto; Vagner Souza; Juciara Bispo; Antônio Raimundo; Mônica dos Santos; Cristina Souza; Marialva Gualberto; Arlete Brandão; Marise Silva; Josenildes dos Santos; Leninha do Samba; Vanda Cruz; Ionice de Jesus; Sônia Maria; Maria Cristina; Rita de Cássia; Mailon Cawan; Maria Sueli; Maria Clara Celestino; Reisânia Amaral; Rosimeire Maria; Manoel Amorim; Manoela Ferreira; Negra Rios; Ananda Athila; Alisson Suan; Bruno Correia; Taiara Amaral; Neide Santos; Gleice Alves; Rosa do Pérola Negra. 

Compartilhe Isso
- Advertisement -