Candeias espera receber 11 mil fiéis em romaria ao Santuário Nossa Senhora das Candeias

Redação Redação 1310 vistos
4 Min

No próximo domingo (19), os fiéis da Região Metropolitana de Salvador (RMS) participam de mais uma romaria ao Santuário Nossa Senhora das Candeias. A ação faz parte da 12ª edição da Peregrinação Fé e Luz que acontecerá em Candeias, com expectativa de receber aproximadamente 11 mil pessoas. Em quase 130 anos de devoção à Nossa Senhora das Candeias, a cidade é um dos maiores centros do turismo religioso do Estado da Bahia, com visitação também à Gruta dos Milagres.

O evento, promovido pela Diocese de Camaçari em comunhão com a Paróquia Nossa Senhora das Candeias, tem como tema central “Maria, Mãe e Discípula Missionária, modelo dos vocacionados”, em referência ao Ano Litúrgico Católico que este ano convoca a refletir sobre as vocações.

A romaria reunirá 25 paróquias da Diocese de Camaçari dos municípios de Candeias, Camaçari, Dias D’Ávila, Madre de Deus, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho e Terra Nova e percorrerá um trecho de cerca de seis quilômetros em direção ao Santuário Nossa Senhora das Candeias, localizada no centro da cidade.

“A peregrinação de Fé e Luz é um sinal de comunhão e unidade da nossa Igreja. É um momento que nos faz refletir sobre a missão de caminharmos juntos, sem esquecer de ninguém. A caminhada recorda a nossa condição de peregrinos, que marchou no deserto, conduzido pela mão de Deus e que caminha em busca da unidade com Nossa Senhora, a Virgem das Candeias, a “peregrina na fé”, sempre nos guia e apoia”, ressalta o bispo diocesano, Dom Dirceu Medeiros.

A concentração será às 6h, na rodovia BA-522, no estacionamento da empresa Graftech. Antes da caminhada acontecerá a missa campal, às 6h30, presidida pelo bispo diocesano. Logo após a celebração, bandas católicas, em cima de um trio elétrico, animarão os fiéis durante o trajeto. O encerramento ocorrerá na Praça Nossa Senhora das Candeias, com a benção do Santíssimo Sacramento.

Durante a caminhada, um dos sentidos da rodovia BA-522, que liga Candeias à BR-324, será interditado para facilitar o deslocamento dos fiéis. Cerca de duas mil pessoas estão envolvidas no apoio e atendimento à comunidade.

“A peregrinação é uma expressão da unidade da Igreja e uma demonstração de fé em Deus e em Nossa Senhora. É um momento onde os fiéis renovam a sua fé e reflexão sobre o nosso sentido de unidade. Nós somos o povo de Deus, a geração que busca o senhor”, afirma o pároco, reitor e guardião do Santuário Nossa Senhora das Candeias, frei Tiago Noronha.

SANTUÁRIO
Construído no final do século XVIII, o Santuário de Nossa Senhora das Candeias é um lugar de grande devoção a Virgem Maria. A Igreja Matriz de Nossa Senhora das Candeias foi elevada à condição de Santuário Diocesano em fevereiro de 2014, reconhecido pelo Vaticano. Voltado para a Baía de Todos os Santos, o Santuário é um local de grande peregrinação de romeiros de todo o lugar do Brasil, que buscam curas e bênçãos através da água milagrosa da Fonte dos Milagres.

Compartilhe Isso
- Advertisement -