Prefeitura de Candeias inicia mutirão de vacinação contra a dengue nas escolas

Por Redação
2 Min

A Prefeitura de Candeias, em parceria com a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Educação (SEDUC), deu início nesta quinta-feira (29 de fevereiro) a um mutirão de vacinação contra a dengue nas Escolas Municipais da sede e distritos, como parte dos esforços para combater as arboviroses e aumentar a cobertura vacinal na região.

De acordo com a Secretaria de Saúde (SESAU), foram disponibilizadas pouco mais de 2.100 doses do imunizante, destinadas à vacinação de crianças com 10 e 11 anos de idade. Para receber a vacina, os estudantes devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis e apresentar a carteira de vacinação e o cartão do SUS.

O esquema de vacinação consiste em duas doses, com um intervalo de três meses entre elas. Este método é indicado tanto para aqueles que já tiveram dengue quanto para os que nunca contraíram a doença. No entanto, recomenda-se que quem teve a doença recentemente aguarde seis meses antes de receber a vacina.

Caso algum aluno seja diagnosticado com dengue durante o intervalo entre as doses, é importante que ele continue o esquema vacinal, desde que o prazo não seja inferior a 30 dias em relação ao início dos sintomas.

Além da vacinação, as escolas estão envolvidas em ações de conscientização sobre a prevenção da dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Por meio do Programa Saúde nas Escolas, agentes de saúde visitam as instituições de ensino, levando informações sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito.

Durante essas ações, são enfatizadas medidas como a eliminação de possíveis criadouros do mosquito, como recipientes com água parada, pneus e garrafas vazias. Além disso, são abordados temas relacionados aos sintomas da doença, diagnóstico precoce e formas de tratamento.

Compartilhe Isso
- Advertisement -