Rascunho automático

Robótica: Estudantes do SESI usam sensores em tabuleiro para trazer mais emoção ao futebol de botão

Jogo clássico ganhou versão “animada” com projeto de alunos de Candeias para a competição First Lego League Challenge (FLL).

Por Redação
2 Min

Desafiados numa das competições do Torneio SESI de Robótica, a equipe Robolife, formada por oito estudantes da Escola SESI Candeias, criou um sistema que deixou o futebol de botão mais emocionante. Acoplados ao tabuleiro, dois sensores – de luminosidade e ultrassônico – acionam gravações de narração de jogos de futebol, trazendo emoção às partidas.

“A cada temporada, a FLL envia um tema para que os alunos pesquisem e criem soluções. E, para esta de 2023/2024, que envolve artes e lazer, pediu-se que os estudantes propusessem, usando a tecnologia, uma inovação para o hobby praticado por um dos componentes da equipe, algo que ajudasse a engajar os jovens”, explica o professor orientador e técnico do time, Clóvis Campagnolo.

O professor conta que o grupo escolheu o futebol de botão, um jogo que surgiu no Brasil na década de 30 dos anos 1900, e que perdeu espaço no lazer dos jovens após a chegada das telas. “Percebemos que outros alunos da Escola despertaram a curiosidade para o botão depois das narrações, ficou divertido”, acrescenta.

Robótica – 3° lugar na etapa regional da Bahia, a Robolife é formada por estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental II e 1º ano do Ensino Médio. A equipe do SESI BA se prepara para mais uma participação no torneio nacional, o Festival Sesi de Educação, que vai acontecer em Brasília, entre os dias 28 de fevereiro e 02 de março.

A Bahia levará uma delegação de sete equipes e 65 integrantes ao Festival Sesi de Educação. Nesta temporada, os participantes explorarão o papel que a ciência, a tecnologia, a engenharia, a arte e a matemática (STEAM) desempenham para aprimorar e projetar um mundo de possibilidades infinitas. O Evento, maior do segmento no país, é operado pelo SESI. A comitiva formada por estudantes da Rede SESI de Educação Bahia embarca no dia 27 de fevereiro.

Compartilhe Isso
- Advertisement -